32.
Estes métodos, em geral, definem como quantificar a armadura necessária para equilibrar os esforços de tração e verificar se a compressão no concreto atende ao limite de resistência. Para os casos em que a compressão na chapa é excessiva, uma das soluções possíveis seria a adoção de armaduras que funcionam comprimidas.
A armadura é composta por armadura longitudinal, resistente às tensões de tração provenientes da flexão, e armadura transversal, dimensionada para resistir aos esforços cortantes, composta por estribos verticais no lado esquerdo da viga e estribos e barras dobradas no lado direito da viga.
Vamos supor que a bitola de 12,5 mm seja a escolhida. A área de aço de um ferro de 12,5 mm é de aproximadamente 1,23 cm² (equivalente à área de um círculo de diâmetro 12,5 mm) por barra.
Conclusão. Em resumo: Armação positiva responde aos momentos fletores positivos. Armação negativa tem a função de responder os momentos fletores negativos.
Armadura negativa : também chamada de negativo, é a armadura situada na parte superior das lajes e vigas, responsável por resistir à tração proveniente dos momentos negativos; ... Armadura transversal : peças paralelas, dispostas no sentido da menor dimensão do elemento estrutural.
Ferragem posicionada na parte superior da laje. Sua função é fazer a ligação entre lajes e vigas proporcionando rigidez e monoliticidade ao conjunto dos elementos estruturais. Serve também para combater as fissuras, evitando assim sua oxidação, que leva a processos de corrosão.
Já a armadura passiva é qualquer armadura que não seja usada para produzir forças de protensão, isto é, que não seja previamente alongada. A armadura do concreto armado comum, é um exemplo de armadura passiva.
No concreto armado, a armadura não tem tensões iniciais. Por isso, é denominada armadura frouxa ou armadura passiva. No concreto protendido, pelo menos uma parte da armadura tem tensões previamente aplicadas, denominada armadura de protensão ou armadura ativa.
A armadura do concreto armado é chamada “armadura passiva”, o que significa que as tensões e deformações nela aplicadas devem-se exclusivamente aos carregamentos aplicados nas peças onde está inserida. ... Outro aspecto positivo é que o concreto protege o aço da oxidação (corrosão), garantindo a durabilidade do conjunto.
Ancoragem Passiva - É utilizado na pré-blocagem da extremidade passiva antes de ir para obra. Ancoragem Ativa - fica na extremidade que tensionada com auxílio de macaco hidráulico posteriormente a concretagem e emissão de laudo de resistência da estrutura.
ANCORAGEM ATIVA É usado para tensionar e fixar o aço de protenção • A ancoragem é localizada nas extremidades onde se acopla o macaco hidráulico de protenção .
Ancoragem de acordo com o dicionário É o ato ou ação de ancorar algo. Isso significa prender ou amarrar algo ou algum equipamento em um determinado lugar.
A protensão é feita por meio de macacos hidráulicos, que se apoiam na placa de ancoragem ou na placa de apoio. No caso das cordoalhas engraxadas é protendido um cabo por vez, o que permite o uso de equipamentos de pequeno porte e relativa leveza.
O concreto protendido é dividido em três tipos:
As armaduras de fretagem são utilizadas para combater os esforços de tração existentes no elemento estrutural devido à aplicação da protensão.
(FUSCO – 2000). As tensões de tração aproximadamente perpendiculares à barra produzem no concreto um esforço de tração transversal denominado “esforço de fendilhamento”, que pode alcançar no máximo 0,25 da força de tração na barra (Rs).
RESISTÊNCIA CARACTERÍSTICA DO CONCRETO. Entre as principais inovações, a NBR 6118 traz no item 1.
O concreto tem pequena resistência à tração, da ordem de 10%. Além de pequena, a resistência à tração do concreto é pouco confiável, ele não sendo bem executado, a retração do mesmo pode provocar fissuras, que eliminam a resistência à tração do concreto, antes mesmo de atuar em qualquer estrutura.
Fck de um concreto: É o coeficiente de resistência a compressão do concreto, normalmente o concreto costuma ter as seguintes resistências a compressão. 150kgf/cm² ou 15 mpa, mínima resistência aceitável para um concreto estrutural, é somente usado em fundações.
Para o saque, manuseio, transporte e montagem, deve ser definida em projeto a resistência do concreto para a referida etapa do processo, com o mínimo de 15 MPa para elementos em concreto armado e 21 MPa para elementos em concreto protendido (ver 9.