Para fazer a inscrição em uma universidade francesa, normalmente é necessário apresentar a comprovação do acesso a um curso superior realizado no Brasil ou seu último diploma. Além disso, também é preciso se comunicar em francês. Por isso, o aluno deve ter um diploma de proficiência.
O valor médio dos cursos em universidades particulares da França é de aproximadamente € 1.
O ensino superior na França começa após o baccalauréat que é o equivalente ao Enem no Brasil e é organizado em torno de três níveis: licença, mestrado e doutorado. Esta organização é conhecida como LMD (Licence/ Master/ Doctorat).
O doutorado na França é uma formação de pesquisa oferecida nas Écoles Doctorales (ED), com duração de três anos. Para se candidatar, é necessário, em primeiro lugar, identificar a escola doutoral mais adequada ao seu projeto de pesquisa.
Para poder se candidatar tem que ter menos de 35 anos. As bolsas cobrem matrícula da universidade, curso de francês, alojamento e alimentação. O Eiffel Excellence Scholarship Programme é outra maneira de conseguir bolsa para estudar na França no mestrado.
Na França, o ano letivo começa no mês de setembro ou outubro, de acordo com cada instituição e formação. Ele é pontuado por férias, com duas semanas para as festas de final de ano. ... As férias de verão começam em maio ou junho, após as avaliações do segundo semestre, e geralmente duram pelo menos dois meses.
Baccalauréat, conhecido na linguagem coloquial francesa como le bac (antigamente, le bachôt), é uma qualificação acadêmica que franceses e estudantes internacionais, ao final do liceu (ensino secundário), obtêm para ingressar à educação superior. Foi criado por Napoleão Bonaparte, em decreto de 17 de março de 1808.
As universidades francesas exigem que o aluno tenha sido aprovado em uma universidade brasileira pública ou privada, em um curso parecido com o que ele deseja cursar na França. Portanto, ao fazer o ENEM, já é preciso ter em mente o curso ao qual vai se candidatar no Brasil, para que só depois tente uma vaga na França.
No Reino Unido, a nota do Enem é exigida para ingresso nas universidades de Oxford, Kingston e Bristol, mas é importante destacar que estas também podem pedir a realização do vestibular local.
O Ministério do Ensino Superior e Pesquisa também oferece bolsas de estudos com critérios sociais para estudantes estrangeiros. Para participar, é preciso que os estudantes residam na França legalmente por pelo menos dois anos.
Requisitos das bolsas Erasmus Mundus
Com um diploma de ensino médio já é possível ingressar em formações iniciais em moda, com duração de um a dois anos. Um exemplo é o Brevet de Technicien Supérieur (BTS), curso de dois anos para inserção profissional, oferecido em cerca de 60 instituições públicas ou privadas.
Para estudar em paris você precisará inicialmente obter um visto de estudante, ou seja, uma autorização de estudo do governo francês. O primeiro passo é se informar no site Campus France, que é um serviço do governo francês que se encarrega de assuntos referentes ao ensino na França.
Para quem deseja estudar Medicina, Odontologia, Obstetrícia ou Farmácia na França, todos devem ingressar no primeiro ano do PACES , saiba mais nesses artigos (PACES, ingresso em Medicina e área de saúde). Para Medicina, esse PACES equivale ao primeiro ciclo de estudos em ciências médicas.
O intercâmbio na França é uma excepcional opção....Custos de vida – Intercâmbio.