Resistores são componentes eletrônicos cuja principal função é limitar o fluxo de cargas elétricas por meio da conversão da energia elétrica em energia térmica. ... A grande resistência elétrica dos resistores torna esses componentes capazes de reduzir a passagem da corrente elétrica.
Nessa classe, os principais resistores são os de filme metálico, de carbono e de fibra. Já nos variáveis, uma chave possibilita a variação de resistência em uma faixa que vai do zero até o máximo possível para cada resistor. Os exemplos mais comuns de resistores variáveis são os potenciômetros e os trimpots.
Resistores são dispositivos usados para controlar a passagem de corrente elétrica em circuitos elétricos por meio do efeito Joule, que converte energia elétrica em energia térmica. A maior parte dos resistores é feita de materiais de alta resistência elétrica, e esses são conhecidos como dielétricos.
Resistores fixos de filme de metal ou de óxido de metal são feitos de maneira similar aos de filme carbono, com Ni-Cr (Nicromo) usado como o material de fabricação mais comum. Apresentam maior acuidade em seus valores. Podem ser obtidos com tolerâncias de até +/- 0,1%. Porém geralmente são usados com tolerância de 1%.
Mesmo sem saber como o resistor está ligado, podemos fazer algumas análises. – Se o valor medido no multímetro for próximo ao valor do resistor, o resistor está ok. – Se o valor medido no multímetro for maior que o valor do resistor, o resistor está aberto, ou com mau contato.
Ligue os dois fios do multímetro nas duas pontas do resistor. Resistores não possuem polaridade, portanto não importa qual fio você liga em cada ponta. Determine a resistência efetiva do resistor. Leia o resultado mostrado no multímetro.
Se ao realizar o teste de continuidade no resistor, chave ou condutor elétrico, e indicar no display circuito aberto, significa que o resistor está queimado, a chave está aberta e o condutor elétricos está rompido.
Os sinais da presença de um curto-circuito incluem:
“Um curto-circuito ocorre quando a resistência elétrica em um circuito é muito pequena e a corrente elétrica que o atravessa atinge uma intensidade muito elevada.” Esse aumento na corrente elétrica causa uma grande liberação de energia e, consequentemente, um superaquecimento dos condutores.
Fique de olho no disjuntor Desde usar o chuveiro até ligar um eletrodoméstico novo. Nunca ignore os sinais do disjuntor. Esse importante sistema de segurança nunca deve ser ignorado. Portanto, sempre que o disjuntor cai, não ligue ele novamente sem tentar encontrar a causa do problema.
Um circuito eletrônico e um circuito elétrico tem praticamente a mesma definição, embora os elétricos apresentem apenas componentes elétricos e os eletrônicos tendam a ser circuitos de baixa tensão. ... O circuito permitirá então que a corrente flua da bateria à lâmpada, através da lâmpada e de volta para a bateria.