Polidipsia: aumento da ingestão de água, compensatório à poliúria; Polifagia: aumento anormal do apetite e ingestão de alimentos, compensatórios à perda de energia na forma de glicose pela urina (glicosúria);
Possíveis causas A polidipsia é caracterizada pela sede excessiva e isto pode ser causada por problemas de saúde, como diabetes mellitus ou diabetes insípido, alterações na hipófise, que é a glândula responsável por várias funções no corpo, e por doenças como histiocitose de células de Langerhans e sarcoidose.
A poliúria, que é a urina em excesso ou em maiores frequências, é mais um dos sintomas da diabetes. Isso ocorre porque os rins não conseguem reabsorver toda a glicose filtrada, que é eliminada junto a uma grande quantidade de água. Assim, ocorre uma sensação de desidratação, que faz que o paciente ingira mais líquidos.
A poliúria corresponde a um débito urinário > 3 l/dia; deve ser distinguida da frequência urinária, que corresponde à necessidade de urinar muitas vezes durante o dia ou à noite, mas em volume normal ou inferior ao normal.
Disúria é definida como dor, queimação, ardência ou desconforto durante ou após o ato de urinar. É um sintoma muito freqüente em mulheres adultas e a causa principal é a infecção do trato urinário.
Micção dolorosa ou difícil, em geral devida a doença das vias urinárias inferiores (cistite, uretrite, estenose da uretra, hipertrofia prostática).
Significado de Deambular verbo intransitivo Vaguear ou passear; andar sem rumo certo; caminhar sem destino; passear sem direção determinada: deambulava pela praia.
Cloridrato de Fenazopiridina é indicado para o alívio da disúria, da dor, ardor, desconforto para urinar e outros sintomas decorrentes da irritação da mucosa do trato urinário inferior causado por infecção, trauma, cirurgia, procedimentos endoscópicos ou passagens de sondas ou cateteres.
Beber muitos líquidos, urinar na hora de dormir e após a relação sexual, não prender a urina por uma quantidade excessiva de tempo, ter uma boa higiene podem diminuir as chances de desenvolver uma infecção do trato urinário. Evite qualquer produto irritante na parte externa dos órgãos genitais em caso de disúria.
O tratamento para a cistite deve ser recomendado pelo médico de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa, podendo ser indicado o uso de antibióticos como Ciprofloxacino, Amoxicilina ou Doxiciclina, que deve ser usado de acordo com a indicação do médico. Saiba mais sobre o tratamento para cistite.
Antibióticos São medicamentos que eliminam os micro-organismos causadores da cistite, impedindo sua multiplicação e diminuindo a infecção gradativamente, até a sua cura. Os principais antibacterianos indicados para o tratamento da cistite são ciprofloxacina, norfloxacina, amoxacilina e, sulfametoxazol com trimetropina.
Como o agente que causa infecções urinárias é uma bactéria, o tratamento é sempre feito com uso de antibióticos por via oral, por períodos que podem variar de três a sete dias nos casos menos graves, podendo muitas vezes necessitar de antibióticos endovenosos por períodos que se estendem até 21 dias.