A escola tem o dever de discutir estes direitos fundamentais entre os alunos e professores, até porque o ambiente educacional promove a convivência, as trocas de experiência e a cidadania. ...
Tem como objetivo específico realizar a pesquisa sobre os direitos do cidadão, a importância de se conhecer os direitos (que devem ser transmitidos às crianças e que as mesmas possam transmitir a seus pais) e métodos de linguagem mais simples sobre os direitos para facilitar o entendimento das crianças.
Para Renata, é fundamental que as escolas reconheçam que é papel da educação garantir os direitos humanos. “É preciso ter o entendimento de que todos os indivíduos precisam ter sua dignidade garantida, o que implica em ter direito a opinião, liberdade, identidade, acesso a educação, cultura e saúde”.
A postura do educador frente aos direitos humanos e Direitos da Criança e do Adolescente deve ser de cumprimento e respeito. O estatuto da criança e do adolescente é de extrema importância para essa categoria, uma vez que visa assegurar e garantir seus direitos.
Promover assembleias de convivência, ouvir os alunos, professores, gestão, funcionários, as famílias, as pessoas do bairro. Apontando os principais problemas existentes na vivência da comunidade escolar, exercitando o direito, opinião, liberdade, identidade, o pertencimento a escola.
É fundamental destacar que os Direitos Humanos estão na base da construção do conceito de cidadania, criando as condições de garantia para que o cidadão seja sujeito de direitos estatuídos. No entanto, a observância de sua aplicação não atinge a universalidade dos brasileiros, a despeito da previsão legal.
Resposta. Resposta: Acontece que tudo que você realiza se encontra dentro dos direitos humanos, desde ter acesso a saúde até a educação, no trabalho. Basicamente em tudo.
Os direitos fundamentais resguardados pela atual constituição colocam o Brasil como um dos países com o mais completo ordenamento jurídico em relação aos direitos humanos. Com isso, os direitos humanos tornaram-se um compromisso do Governo Federal e hoje são conduzidos como uma política pública.
Estes são direitos universais que protegem indivíduos e grupos contra ações que possam interferir em suas liberdades e dignidade. Ou seja, eles servem para garantir que todos tenham os mesmos cuidados. Uma das características dos direitos humanos é o seu caráter coletivo.