A Leptospira penetra no corpo pela pele, principalmente se houver algum ferimento ou arranhão. Na época de seca, oferecem riscos à saúde humana o contato com água ou lama de esgoto, lagoas ou rios contaminados e terrenos baldios onde existem ratos.
O período de incubação, ou seja, tempo entre a infecção da doença até o momento que a pessoa leva para manifestar os sintomas, pode variar de 1 a 30 dias e normalmente ocorre entre 7 a 14 dias após a exposição a situações de risco.
Sobrevive em ambientes úmidos (lama e água com temperatura em torno de 20°C) e não resiste à dessecação; desenvolve-se idealmente em pH alcalino e é pouco resistente ao calor. Experimentalmente já foi constatada persistência de leptospiras viáveis em água por até 180 dias.
As ratazanas residem nas tubulações de esgoto e águas pluviais e é lá que se encontram em todo o decorrer do dia cuidando de seus filhotes e de sua possível colônia. Somente à noite saem para buscar alimentos o que é diferente de outros tipos de ratos que ficam permanentemente em nossa casa.
E desinfetar locais e objetos que entraram em contato com a água ou lama contaminada, utilizando 200 ml de água sanitária diluída em um balde com 20 litros de água, já que a urina do rato seca, mas a bactéria permanece. O menor contato já oferece risco de contaminação.
Essas acções podem disparar o pó e expô-lo aos agentes patogênicos que está a tentar remover. Em vez disso, molhar todos os restos com uma solução de lixívia - de preferência 10% de lixívia e 90% de água - e deixa actuar 5 minutos antes de iniciar a limpeza.
Se observar fezes de roedores dentro de casa, ninhos, ou roedores vivos ou mortos, não toque nestes animais, ou em seus dejetos. Primeiro desinfete o local usando uma solução de água sanitária a 10% (uma parte de água sanitária para 9 partes de água) e pulverize todos os locais e objetos contaminados.
Para fazer a solução, basta misturar uma e duas colheres de sopa de detergente a um recipiente de vinagre, que pode ser de vinho branco ou de maçã. Misture bem e, quando necessário, borrife nos locais que estiverem com um cheiro mais forte de urina.
O vinagre branco neutraliza o odor e ajuda a tirar a urina. Borrife generosamente a solução em cima da mancha e deixe-a agir por cinco minutos. Deixe o colchão molhado, mas não encharcado. Talvez você precise preparar mais uma leva de solução se a quantia não for suficiente para cobrir toda a área afetada.
E o odor pode ter pelo menos duas origens. A mais comum delas é a urina dos ratos. Essa praga deixa um rastro semelhante ao amoníaco, fragrância pouco aprazível ao olfato humano. Sem contar que é no xixi do rato que podem estar os microrganismos causadores de enfermidades com a leptospirose.
5 – Ratos tem bexiga muito pequena. Sim, isso faz com que eles urinem em média 80 vezes por dia. Dois terços dos ratos transportam na urina o parasita causador da toxoplasmose.
Facilmente se encontra esses ninhos debaixo de geladeira, fogões e armários. Em locais fechados por muito tempo, há acúmulo de poeira e o pó auxilia na identificação das pegadas desses animais. Os ratos deixam odor parecido com amônia, é perceptível em locais fechados como armários.
Aprenda a identificar sinais de infestação por ratos
Estamos falando da leptospirose, uma doença causada pela urina de animais infectados, principalmente roedores (não à toa, tem quem a chame de doença do rato). A responsável por essa chateação é a bactéria Leptospira, que usa certos bichos como hospedeiros.
Ratos: saiba quais são as doenças transmitidas e cuidados
Os excrementos têm forma cilíndrica, cor escura e costumam medir de 3-6 mm de tamanho, podendo variar um pouco de acordo com a espécie.
"As fezes de rato transmitem a leptospirose e os sintomas não aparecem assim de imediato. Podem levar até doze dias para aparecerem e são um pouco diferentes do quadro apresentado. Além da dor abdominal e do vômito, que foi o caso do paciente, surge um quadro febril muito forte também.
Você só precisa procurar atendimento médico se ocorrer algum sintoma local, como infecção, ou sintomas sugestivos de leptospirose, como dor no corpo, febre, dor de cabeça, vômitos, etc.