Não é novidade que o tronco da árvore dá origem à madeira, matéria-prima para a fabricação de muitos artigos que rodeiam nosso dia a dia, como móveis, lápis e grandes estruturas. Há tipos de árvore que, além da madeira, oferecem outras substâncias. A seringueira, por exemplo, secreta o látex, que dá origem à borracha.
Para exploração de madeira legal é necessária a Autorização de Exploração (AUTEX), que pode ter origem a partir de:
A madeira pode ser definida como sendo o tecido lenhoso das árvores, ela é o principal produto mercantil florestal. É obtida do corte das árvores, é preciso que a extração seja feita em florestas controladas, onde apenas uma pequena fração das árvores é cortada para evitar o desmatamento em larga escala.
A extração de madeira com impacto reduzido, também chamada de extração de madeira seletiva, que ganhou popularidade nos anos 90, visa equilibrar os impactos da biodiversidade com a demanda global por madeira, extraindo menos árvores. Mas o sucesso dessa abordagem está sob crescente escrutínio.
Em seguida, as áreas degradadas são destinadas à agricultura e à pecuária. As consequências são graves: perda de biodiversidade, aumento do risco de extinção de animais silvestres e perda dos serviços ecológicos prestados pela floresta, como a manutenção do clima e do ciclo hidrológico.
A colheita de madeira é um conjunto de operações realizadas, visando o preparo e o transporte da madeira até o depósito, utilizando técnicas e padrões preestabelecidos. As etapas mais importantes são: corte, extração, carregamento, transporte e o descarregamento.
A degradação ambiental, a extração de recursos naturais e sua exploração errônea, colocam em risco todas as formas de vida, provocando danos ao solo, a água, à flora e à fauna. ... A madeira é um recurso natural e renovável, porém a extração indevida deste recurso pode acarretar sua extinção e destruição do meio ambiente.
A reciclagem da madeira é impossível. Por isso, a saída é o upcycle! Por ser um material orgânico, a reciclagem de madeira, infelizmente, não é possível. No entanto, com criatividade, ela pode se transformar em vários outros objetos.
Toda madeira extraída em território nacional precisa ter o Documento de Origem Florestal (DOF). Emitido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), esse certificado atesta que a madeira foi extraída legalmente e indica se é de reflorestamento ou de mata nativa.
O processo de reciclagem da madeira é semelhante ao dos demais materiais. Primeiramente, a madeira passa por uma etapa de separação e triagem. Depois, as peças de outros materiais, como pregos e parafusos, são removidas. A madeira, então, é triturada e transformada em serragem.
Dicas do que fazer com restos de madeira
Do lixo ao luxo: 60 ideias de como reutilizar objetos na decoração da sua casa
Além disso, também é possível descartar a serragem em “ecopontos” (locais criados pelo poder público para receber e dar uma destinação adequada a resíduos sólidos, de acordo com a lei) espalhados pelas cidades ou buscar por empresas especializadas no recolhimento de detritos industriais.
Restos de madeira nunca devem ser jogados em lixões e muito menos em terrenos baldios ou deixados em áreas públicas. Essa atitude, além de configurar crime ambiental, gera impactos negativos que prejudicam o desenvolvimento sustentável da economia e a biodiversidade.
Funcionamento. Podem ser levados ao Ecoponto, por dia ou por pessoa, até um metro cúbico de restos de construção, madeira ou de restos de poda. Um caminhão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente faz o recolhimento encaminha cada tipo de material para a destinação correta.
A APCN também recolhe móveis usados gratuitamente em Curitiba e Região Metropolitana. O serviço funciona em horário comercial, das 9h às 18h, e pode ser solicitado por meio do telefone (
O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 12h; e das 13 às 17 horas....São eles:
O que posso descartar nos Ecopontos? Os munícipes podem levar pequenos volumes de entulho (até 1 m³ equivale a uma caixa d'água de mil litros) como restos de construções e reformas, móveis velhos, restos de poda de árvore, pedaços de madeira e materiais recicláveis.