EQST

Qual O Marco Final Do Barroco No Brasil?

Qual é o marco final do Barroco no Brasil?

O barroco no Brasil está associado a obras produzidas no período de 1601 a 1768. O estilo chegou ao país após seu surgimento na Europa, no século XVI, e teve como marcos históricos a Reforma Protestante e a Contrarreforma. ... As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo.

Qual foi o contexto histórico do barroco na Europa e no Brasil?

Foi um movimento caracterizado pela censura de textos e ideias, com decisões elaboradas a partir do concílio de Trento, ocorrido de 1545 a 1563. A companhia de Jesus de combatia com vigor as ideias da reforma protestante. O ensino passa a ser atribuição dos jesuítas.

Qual foi o contexto histórico do barroco na Europa?

A Inquisição que se estabeleceu na Espanha a partir de 1480 e em Portugal a partir de 1536, ameaçava a liberdade de pensamento. O clima era de austeridade e repressão. Foi nesse contexto que se desenvolveu o movimento artístico chamado Barroco, numa arte eclesiástica que desejava propagar a fé católica.

Qual o contexto histórico do barroco em Portugal?

O Barroco em Portugal teve início 1580, com a morte do escritor português Luís de Camões, e fim em 1756, com a fundação da Arcádia Lusitânia. Esse estilo literário, também é chamado de Seiscentismo (por ter iniciado no final do século XVI), é posterior ao Classicismo e anterior ao Arcadismo (Setecentismo).

Qual o autor mais importante do barroco em Portugal?

padre Antônio Vieira

Quais as principais características do barroco em Portugal?

► As principais características do barroco português são: ► Exagero e minúcia nos detalhes; ► Temática religiosa e profana; ► Dualidade e complexidade; ► Uso de figuras de linguagem; ► Contrastes e conflitos; ► Teocentrismo versus antropocentrismo; ► Cultismo e conceptismo. ► O cultismo significa “jogo de palavras”.

Quais as características do estilo barroco na pintura?

A pintura barroca integra o conjunto de manifestações artísticas ocorridas no período denominado barroco. ... Surgiu junto com outras manifestações barrocas, como a escultura e a arquitetura. Ela é marcada pelo estilo religioso, dramático, com a clara demonstração do estado emocional e apelo aos sentidos.

Quais são as principais características da arte barroca no Brasil?

Arte barroca brasileira: características Os artistas barrocos empregavam realismo, cores ricas e temas religiosos ou mitológicos, enquanto os arquitetos favoreciam o equilíbrio e a simetria. Mas a extravagância é uma característica evidente na arte e arquitetura barroca no Brasil, assim como nas obras irmãs europeias.

O que é o estilo maneirista?

O maneirismo foi o estilo de produção artística que se popularizou, especialmente, na Itália, entre os anos de 1520 e 1610. O termo deriva da palavra italiana maniera, que significa maneira ou modo. Mas era utilizada pelo arquiteto e pintor Giogio Vasari como sinônimo para graça, leveza e sofisticação.

Qual o principal objetivo do maneirismo?

De certa forma o Maneirismo foi uma tentativa de conciliar a espiritualidade da Idade Média com o realismo da Renascença. O estilo é fortemente palaciano, pelo menos em sua origem, seus principais expoentes participavam dos círculos ilustrados das cortes e eram eles mesmos muitas vezes perfeitos intelectuais.

Quais as maiores diferenças entre a arte da pintura renascentista e o cubismo?

Na Renascença, era a geometria que regulava a relação entre o homem e o mundo representado no suporte bidimensional, ele era o observador privilegiado e centrado que dominava o entorno com o olhar. O Cubismo fragmentou o campo visual, descentrou o olhar e inventou um espaço multifacetado.

Quais as características do maneirismo em relação as técnicas de pintura?

Principais características: - Rompimento com o estilo clássico de beleza idealizada. - Retratação de figuras em formato alongado e serpenteado. - Uso de cores que não representam fielmente a natureza. As cores usadas em grande parte das obras maneiristas são frias, estranhas e artificiais.

Por que o maneirismo e um estilo de difícil conceituação?

O termo Maneirismo foi utilizado por Giorgio Vasari para se referir a "maneira" de cada artista trabalhar. Uma evidente tendência para a estilização exagerada e um capricho nos detalhes começam a ser sua marca, extrapolando assim as rígidas linhas dos cânones clássicos.