O que é o seiketsu? O Seiketsu é conhecido como senso de padronização. Nele está inserido a implementação de ideias que aumentem a qualidade em geral. Tal qualidade refere-se tanto a aparência física do ambiente, como dos colaboradores de uma empresa ou negócio.
5S é um programa de gestão de qualidade empresarial desenvolvido no Japão que visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização. ... O Programa 5S normalmente é implementado como um plano estratégico para que alguns aspectos fundamentais da empresa comecem a apresentar melhorias rumo à qualidade total.
Diante de um ambiente autodisciplinado acerca dos princípios 5S é possível que se tenha: Melhor qualidade, produtividade e segurança no trabalho; Trabalho diário agradável; Melhoria nas relações humanas; Valorização do ser humano; Cumprimento dos procedimentos operacionais e administrativos.
Como visto anteriormente, adotar a metodologia 5s traz inúmeros benefícios às indústrias e empresas, como um todo. Com ela, é possível diminuir os desperdícios e aumentar a produtividade, além de melhorar o ambiente de trabalho e a qualidade de vida de todos os colaboradores.
Ele consiste em ordenar objetos, materiais e dados úteis de forma funcional, facilitando e agilizando o acesso ao que se procura. O lema desse senso é “ter cada coisa em seu lugar definido”, de forma que facilite a localização por qualquer pessoa e em todo o momento.
Ter senso de limpeza significa ter cuidado, eliminar a sujeira para manter o ambiente limpo. O mais importante não é o ato de limpar, mas o ato de não sujar. Além de limpar, precisamos identificar fontes de sujeira e as respectivas causas, para podermos bloqueá-las.
Então, se você se identificou, vamos seguir para o passo a passo de como implantar o 5S.
O 5S surgiu no Japão em meados de 1950, após a Segunda Guerra Mundial, com o propósito de ajudar as empresas do país a se recuperarem e se reorganizarem durante a crise pós-guerra.