Resposta. Nordeste a indústria da seca. Trata-se de um fenômeno natural, caracterizado pelo atraso na precipitação de chuvas ou a sua distribuição irregular, que acaba prejudicando o crescimento ou desenvolvimento das plantações agrícolas. O problema não é novo, nem exclusivo do Nordeste brasileiro.
A indústria da seca se vale da calamidade para conseguir mais verbas, incentivos fiscais, concessões de crédito e perdão de dívidas. Tudo isso propagando a ideia de que o povo está morrendo de fome. E as minguadas verbas públicas até que são liberadas, mas pouco valem porque usadas de forma errada.
Soluções para a Indústria da Seca Por outro lado, medidas como a criação de açudes, fontes de irrigação e a implantação de mecanismos para a captação da umidade do ar e das chuvas ocasionais, armazenadas em cisternas, podem viabilizar permanentemente a região nordestina.
O Polígono das Secas é uma área definida por lei no semiárido nordestino que enfrenta problemas agudos de estiagem e demanda ações específicas do governo. ... Seus limites são divergentes entre os distintos órgãos de gestão, controle e combate à seca no Nordeste.
Frequentemente observada nos Estados Unidos, a linha seca é o nome dado a uma linha imaginária (identificada em amarelo no mapa) que divide uma massa de ar seco de uma úmida. ... Este fenômeno é mais comum durante a Primavera nos EUA, mas é importante lembrar que a Linha Seca ocorre também em outras regiões do planeta.
Sua vegetação é do domínio da Caatinga, com solos profundos, tendo plantas adaptadas para a região, sendo essas xerófilas, ou seja, perdem suas folhas em períodos de seca para evitar a transpiração e consequentemente a perda de água.
O polígono das secas é caracterizado por ter uma vegetação semiárida. O polígono das secas é uma forma de regionalização de elementos naturais, sociais e políticos, ele se caracteriza pelo seu déficte hídrico que é muito grande nessa área. A vegetação em sua maioria é carcaterizada por gramíneas e pequenos arbustos.
Resposta. é a falta de chuva, altas temperaturas, a seca por varios anos, a pobreza.
Não obstante, essa região do país vem sofrendo inúmeras dificuldades e prejuízos oriundos da seca, dentre as quais destacamos:
As sucessivas secas no Sertão brasileiro produziram uma enorme migraçãoo de retirantes e geraram medidas extremas,como a construção de campos de concentreção.
Os efeitos da seca no Nordeste e a negligência política produziram várias reações por parte da população. Alguns exemplos são o messianismo de Antônio Conselheiro, na Bahia, e a consequente Guerra de Canudos dele derivada, bem como o cangaço e o aparecimento de figuras como o Lampião. espero ter ajudado!!!!
É sabido que a escassez de água no semi-árido nordestino é um problema que exige uma resposta prioritária. Sua causa está baixa pluviosidade e irregularidade das chuvas da região e uma estrutura geológica que não permite acumular satisfatoriamente água no subsolo, o que interfere, até mesmo, no regime dos rios.
As secas acarretam grandes prejuízos aos proprietários rurais, que perdem suas lavouras e criações, e à população em geral, que sofre com a falta de alimentos e água potável nessa sub-região do Nordeste.
Quando se faz usos extremados da água para quaisquer atividades produtivas, por exemplo, se corre o risco de agravar o problema das secas.
Resposta: Explicação: Ação humana contribuiu para seca sem precedentes na Amazónia, diz estudo. . Isso "sugere fortemente" que o desmatamento e a mudança climatica causados pelo homem contribuiram para tornar a seca ainda mais severa.
Resposta
Pois bem: “ação humana é comportamento propositado. Também podemos dizer: ação é a vontade posta em funcionamento, transformada em força motriz; é procurar alcançar fins e objetivos” (MISES, 2010, p. 35).
Os seres humanos, desde tempos pré-históricos, atuam no sentido de transformar o meio natural em que vivem. ... Assim, percebemos que existe um vínculo entre natureza e ação humana, ou seja, entre o espaço natural e o espaço geográfico.
Ação antrópica diz respeito a uma ação realizada pelo homem. ... O espaço geográfico é produzido pela relação entre a sociedade e a natureza, portanto, a ação humana tem gerado mudanças no meio ambiente.
Resposta. Resposta: A filosofia política engloba a multiplicidade de reflexões filosóficas sobre a origem ou a organização da vida em sociedade e as várias implicações que esse convívio impõe aos indivíduos.
A AÇÃO DO VENTO E DA ÁGUA, AS ERUPÇÕES VULCÂNICAS E OS TERREMOTOS, POR EXEMPLO, MODIFICAM AS PAISAGENS. O VENTO E A ÁGUA DESGASTAM OS MATERIAS QUE COMPÕEM AS ROCHAS DA SUPERFÍCIE TERRESTRE. OS MATERIAIS ORIGINADOS DESSE PROCESSO ACUMULAM- SE EM OUTROS PONTOS DA SUPERFÍCIE.