Estrutura celular bacteriana
Os endoflagelos ou filamentos axiais são feixes de fibrilas que se originam das extremidades celulares e fazem uma espiral em torno da bactéria, porém não a cobre (saca-rolhas). ... Presume-se que os endoflagelos rodem como os flagelos externos. Apresentam como função promoverem a movimentação dos espiroquetas.
A capa do esporo possui características bioquímicas que respondem pela resistência do endósporo a várias moléculas tóxicas e agentes físicos e também pode conter enzimas envolvidas na germinação. O córtex está localizado internamente à capa do esporo e é formado por camadas de peptidoglicano.
Os principais gêneros de bactérias que apresentam a capacidade de formar esporos são: Bacillus, Clostridium, Sporolactobacillus, Sporossarcina, Oscillospira, Alycliclobacillus e Desulfotomacullum, compreendendo espécies alteradoras e, ou, patogênicas.
1. [ Biologia ] Célula resistente, que, isoladamente, pode germinar e originar um novo indivíduo. 2. [ Botânica ] Corpúsculo reprodutor das plantas criptogâmicas.
[Biologia] Célula que, sendo capaz de germinar, dá origem a um novo organismo. Pronuncia-se: /espóro/. Etimologia (origem da palavra esporo). Do grego sporá.
adjetivo Que é rude, grosseiro, áspero: pessoa bronca.