Antes dos Iluministas a Europa Ocidental estava dominada por mandatários que governavam sob dogmas religiosos ou que exercíciam o poder em monarquias absolutistas em sua grande maioria. O Iluminismo chegou com um novo pensamento, e trouxe o “Século das Luzes”.
Este movimento, representado pelos enciclopedistas d'Alembert e Diderot, tinha como objetivo principal a catalogação e divulgação do conhecimento iluminista, através da escrita, publicação e divulgação da Enciclopédia.
Verificado por especialistas. As implicações do enciclopedismo ao iluminismo foram o estímulo ao acúmulo de conhecimentos e a formalização dos mesmos, de modo que o uso da razão era o ponto central do Iluminismo, que buscava afastar o mundo da escuridão da ignorância e do dogmatismo.
1-As principais críticas eram sobre a escravidão, educação, economia, religião, os privilégios da nobreza e do clero, a política e ao colonialismo. As propostas dos iluministas era uma nova maneira de organizar a sociedade, a construção de uma nova sociedade.
Podemos afirmar que o Iluminismo surgiu como um movimento e uma ideologia extremamente revolucionária, questionando, entre tantos fatores, as desigualdades presentes e tão marcantes na sociedade, além de voltar o pensamento ao homem, como decisivo nas ações, e não mais a Deus, como era desde os tempos medievais.
Resposta. Resposta: O Iluminismo foi um movimento cuja participação foi exclusivamente burguesa devido à necessidade de acesso ao saber promovido pelos livros, sendo que a esmagadora maioria da população europeia daquele período era analfabeta.
O Iluminismo foi um movimento cultural, científico, artístico e político que buscava encaminhar à humanidade para buscar novos conhecimentos, reacendendo a chama da vontade de aprender que era constantemente abafada pela religião dominante.
A burguesia tinha interesse em unificar o território, pois conseguiria vários benefícios: moeda única, padronização de pesos e medidas, leis unificadas, melhorias em estradas, segurança pública, tributo único devido ao rei.