O projeto didático é uma das formas de construir o conhecimento com sentido e profundidade e a razão é simples: ele é um tipo de organização que envolve uma situação-problema com o objetivo de articular propósitos didáticos e propósitos sociais (o trabalho tem um produto final que vai ser apreciado por alguém).
Sugerimos o cumprimento das seguintes etapas:
Os cientistas utilizam o método científico há anos para realizar pesquisas. Mas não é preciso ser um cientista para usá-lo. Trata-se de um processo de pesquisa que segue uma determinada sequência de etapas. São elas: observação, problematização, formulação da hipótese, experimentação e teoria.
Sendo elas: Observação; visualização de um fato ou fenômeno. Hipótese; possível explicação para um problema. Experimentação; realização de experimentos para provar ou negar a veracidade de uma hipótese.
Resposta: A importância do método científico é que ele se trata de estudos e observações a cerca de uma temática que tornam o objeto de estudo confiável e aceito na sociedade.... Logo, por meio do método científico pode-se provar outras teorias e difundir o conhecimento científico.
A divulgação científica faz com que os trabalhos dos pesquisadores estejam em diversos materiais (livros, artigos científicos, textos publicados na web etc.). O volume de informações produzido pela sociedade exige que o conhecimento seja compartilhado de diversas formas possíveis.
O método científico pode ser definido como um conjunto de regras básicas para realizar uma experiência, a fim de produzir um novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes(Vianna, 2001).
A ciência é um vasto campo de estudos cujo objetivo é buscar conhecimento sobre o Universo e tudo o que se encontra nele. As pessoas que trabalham com a ciência são chamadas de cientistas. A forma de trabalhar dos cientistas chama-se método científico.
O conhecimento científico é um produto resultante da investigação científica → surge não apenas da necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem prática da vida diária, mas do desejo de fornecer explicações que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas e da discussão.
Os principais métodos de abordagem são: indutivo, dedutivo, indutivo-dedutivo, hipotético- -dedutivo, dialético e método da complexidade. Já os métodos de procedimentos podem ser compreendidos como sendo as técnicas utilizadas em cada abordagem.
Para se ter o resultado pretendido, toda prova científica deve ser suficiente, clara, concludente ou baseada em teoremas irrefutáveis.
Ciência (do latim scientia, traduzido por "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas.
São exemplos a matemática, a química, a física. Já as ciências biológicas envolvem a aplicação da biologia para o estudo de organismos vivos (espécies, reprodução, sistemas, saúde, etc.).
A ciência e a tecnologia estão inseridas em praticamente todos os contextos da nossa rotina diária: saúde, alimentação, vestuário, lazer, entre outros. Na alimentação, a pesquisa agropecuária exerce um papel determinante para torná-la mais nutritiva, variada e saudável.