Cavum é a parte que fica entre o nariz e a garganta. É uma parte de nosso trato respiratório. A adenóide é uma estrutura, mais observada em crianças, que quando aumentada pode causar roncos e apnéias, e fica localizada no cavum.
A coluna aérea, para exemplificar, é um tubo que deve estar livre, para se respirar adequadamente! Nesse tubo, tem a adenoide, que é um órgão normal, principalmente em crianças! Se esse órgão cresce a ponto de obstruir o cavum (tubo), aparecerão sintomas como ronco, agitação noturna, irritabilidade entre outros!
O aumento de partes moles no cavum é sugestivo de aumento da adenóide, conhecida como "carne esponjosa". Geralmente os sintomas são dormir de boca aberta, roncar, babar no travesseiro, sono muito agitado etc. Procure imediatamente uma consulta com médico Otorrinolaringologista.
As dores após a cirurgia de amígdalas podem ser minimizadas com o uso de analgésicos conforme prescrição médica. Também é possível aliviar o desconforto da cirurgia na garganta com sorvetes, gelatina, sucos gelados, entre outros alimentos frios, que colaboram ainda ao processo de cicatrização.
A cirurgia de adenoide é considerada bastante simples. Similarmente o tempo médio da cirurgia é de trinta minutos e ela é realizada por um médico especialista, o otorrinolaringologista. Dessa, forma, a adenoide é removida pela boca, sem a necessidade de cortes na pele.
Como é feita a cirurgia Não tem segredo. Uma espécie de pinça é inserida pela própria boca e retira as amígdalas em um procedimento que dura de 30 e 90 minutos. A operação é de baixo risco e, na maioria das vezes, o indivíduo tem alta no mesmo dia.