A Interface IDE. IDE (Integrated Drive Electronics) é uma interface que foi criada para conectar dispositivos ao computador. ... Um controlador ou adaptador de disco rígido IDE basicamente conecta diretamente o barramento ISA ao cabo de 40 pinos padrão IDE.
Do lado direito o cabo com entrada IDE e à esquerda um cabo com entrada SATA. A grande diferença entre essa interface e a sua antecessora é que, no caso da IDE, os dados eram transferidos paralelamente, um ao lado do outro, enquanto no caso da SATA, a transferência ocorre um atrás do outro, como se fosse em uma fila.
Os discos rígidos IDEs usam uma porta chamada PATA (Parallel Advanced Technology Attachment) e que é ligada ao HD através de um cabo flat de 40 pinos. Atualmente, estes componentes contam com uma porta SATA (Serial Advanced Technology Attachment) que usa um cabo de apenas três pinos e que são bem mais velozes.
O cabo SATA deve estar plugado na entrada ao lado do cabo da Fonte de energia do adaptador, e também deve haver o cabo de energia plugado direto no HD. O adaptador deve estar com o LED para cima.
Para utilização do HD SATA basta seguir o seguinte passo-a-passo:
A ideia aqui é absolutamente simples: pegue um HD qualquer, conecte-o ao encaixe correspondente do adaptador e ligue este último ao computador através da porta USB. Pronto? Quase. Como os HDs consomem bastante energia, é necessário ligá-lo a uma fonte de alimentação.
Basicamente, tudo que você precisa para conectar um HD externamente a um notebook é um adaptador Sata ou IDE para USB ou eSata, vendido em sites como Mercado Livre ou eBay. Entretanto, antes de comprá-lo, é importante ficar atento a algumas especificações, tanto do HD quanto do notebook.
Se o disco estiver funcionando corretamente, desligue-o e conecte o cabo de dados SATA ao adaptador USB para SATA/IDE. Ligue novamente a fonte de alimentação e aguarde até a unidade inicializar. Agora você pode conectar o cabo USB (plugue USB) do adaptador à porta USB do seu computador.
Basta ligar os Fios, Se eventualmente o computador dar boot por ele não tem problema, basta reiniciar e apertar F12 e escolher o Disco correto e depois formatar o outro disco no windows.
o jeito seria adaptar o hd antigo numa gaveta que transforme ele num hd externo e ligar na fonte (que já tem na gaveta) e usar USB mesmo, e não Firewire. Um adaptador SATA/IDE >USB nao resolveria ?! Ou então (se os 2 tiverem placa de rede) conectar os dois por um cabo cross e fazer a transferência de arquivos.
Como instalar um HD SATA extra no seu computador
Desligue o computador e retire o cabo de alimentação da torre. Pegue o disco rígido que deseja instalar e coloque-o em um compartimento vazio no gabinete do computador. Deixe-o firme, parafusando os dois lados. Os compartimentos de disco rígido geralmente ficam na parte da frente da torre, abaixo de unidade de CD/DVD.
Enquanto no SATA 1 os dados são transmitidos a 1.
Conecte os cabos SATA no disco rígido. Conecte o cabo de força (com o conector maior), na entrada correspondente do disco, localizada do lado esquerdo da parte traseira do dispositivo. Se o cabo não encaixar facilmente, confirma se ele está posicionado do lado correto.
Como instalar o Windows em um HD externo
Graças a atual tecnologia dos computadores e os recursos dos sistemas operacionais modernos, é possível misturar discos de diferentes formatos. Nesse caso, vale a mesma regra do disco rígido: coloque o disco SSD para armazenar o sistema operacional e o disco rígido para guardar os dados e programas do usuário.
Usar SSD e HD ao mesmo tempo deixa o PC mais rápido? Veja dicas
Se você possui uma versão do Windows instalada em seu computador, mas precisa de outra versão para utilizar um programa, você pode ter 2 sistemas operacionais instalados no mesmo computador. Esse tipo de instalação chama-se dualboot, onde durante a inicialização, você escolhe qual sistema operacional deseja utilizar.
Entre no Ubuntu e #update-grub. Defina, no BIOS, seu HD onde está o Ubuntu como o preferencial para boot. O Ubuntu vai apresentar a tela de opções para o sistema a ser instalado. Basta usar a tecla de escolha do dispositivo de boot na inicialização do computador.
Respostas (3)
Com isso terminamos de configurar os dois SOs, ou seja, você estará apto a usar o Windows ou o Linux na hora que desejar, para alternar entre um e outro é só reiniciar o computador e selecionar qual OS quer entrar no menu de Boot.
Habilitar opção de Dual Boot
Você receberá um menu “Sistema e Recuperação”. Em seguida, no menu “Inicialização do sistema”, na lista “Sistema Operacional Padrão”, selecione o sistema operacional que você deseja inicializar primeiro na lista ou para o qual você deseja alterar a ordem de inicialização. Clique em “OK” e salve suas configurações.
GRUB 2 - Alterando ordem de boot
Antes de tudo, reinicie o seu computador. Depois, aperte a tecla que ativa a BIOS, seja ela F2, F8, F12, Del ou Esc ― provavelmente é uma delas. Na BIOS, consulte o manual para alterar a ordem de inicialização ou procure pelos dispositivos de boot e selecione o seu pen drive (normalmente sinalizado por USB).
Outra forma é usar “Windows + R” e digitar “cmd”. Com o Prompt de Comando aberto, digite “shutdown.exe /r /o” (sem aspas). Feito isso, uma mensagem de aviso é exibida e o seu computador é reiniciado. Antes mesmo de o PC ser totalmente desligado, o sistema operacional é desativado e as opções de boot são listadas.
Mudar a ordem de Boot Para alterar a ordem de boot no PC será necessário aceder à configuração da BIOS. Para isso, será necessário reiniciar o computador e pressionar uma tecla de atalho específica. Essa tecla é normalmente exibida no primeiro ecrã de arranque.
Para alterar qual dispositivo inicializar primeiro, siga as instruções na tela do utilitário de configuração do BIOS para alterar a ordem de inicialização. 4. Neste exemplo, a ordem de inicialização pode ser alterada usando as teclas "+" e "-". Lembre-se, seu BIOS pode ter instruções diferentes.
Ordem de Boot ou Sequência de Boot é uma função do sistema de priorizar um tipo de inicialização específica. A sequência pode ser alterada em setups de BIOS e UEFI. Temos como exemplos o boot através de CD-ROM ou PENDRIVES para instalação de sistemas operacionais e boot através de discos rígidos, etc.
Configurar a ordem de inicialização