Então, se você se identificou, vamos seguir para o passo a passo de como implantar o 5S.
3 exemplos de empresas que implantaram os 5S
- O Kaizen surgiu no meio empresarial na Toyota, como forma de eliminar os desperdícios nos processos, melhorando a forma de executar o trabalho com envolvimento de todos os funcionários, do diretor ao operador. ... - O Kaizen tem como definição melhorar todos os dias, por todas as pessoas e em todos os lugares.
Kaizen é uma palavra de origem japonesa cujo significado é mudança para melhor. Essa metodologia visa implementar o conceito de melhoria contínua em vários aspectos da vida, seja no lado pessoal ou profissional. De forma generalizada, o Kaizen busca reduzir custos e aumentar a produtividade.
De origem japonesa, a expressão genba, significa “local onde as coisas se passam”, e corresponde ao percurso físico realizado no “chão da fábrica”, ao longo de toda a cadeia de operações. O Gemba Walk tem como finalidade a observação criteriosa do fluxo produtivo.
Gemba significa literalmente “local real” ou, como pode ser encontrado em algumas literaturas, “lugar verdadeiro”. Esse termo é similar a expressão Genchi Genbutsu (“Vá Ver”), que por sua vez representa uma atitude.
O que é genchi genbutsu? Mais uma dúvida de uma leitora. Essa palavra japonesa é um dos princípios do Toyota Production System (TPS) e significa “ir à fonte buscar os fatos, tomar as decisões corretas, construir o consenso e atingir os objetivos”.
Esta ferramenta serve para analisar fenômenos de desperdícios e perdas, como defeitos, anormalidades no funcionamento, panes, danos e irregularidades. O objetivo da aplicação dos 5G é garantir o cumprimento das normas.
Lean Thinking é uma filosofia de gestão com foco em eliminar sete tipos de desperdícios (superprodução, tempo, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos), usando processos contínuos de análise e produção à prova de falhas, o que inclui círculos de qualidade, sistema kanban, 5S, mapeamento ...