Primeiro dia: Criação do dia e da noite. Segundo dia: Separação entre águas e céus. Terceiro dia: Formação de terra seca em meio às águas que chamou de mares. E na terra seca fez nascer árvores frutíferas, ervas e toda sorte de vegetais.
Quando vamos para a Bíblia, encontramos logo no início a criação do mundo (Gênesis 1), onde Deus criou o mundo todo e seus habitantes em seis dias: “E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia” (Gênesis 1:31).
7 dias de criação No primeiro dia, o criador decidiu acabar como todas as trevas e escuridão, de modo a ordenar que se tivesse luz, gerando assim dia e noite. No segundo dia, teve-se a separação entre céus e águas, de modo a criar rios e oceanos.
A Terra era sem forma e vazia. Mediante a Palavra de Deus, Ele falou e tudo se fez, ordenou e tudo passou a existir. "Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a Terra, o mar e tudo que neles há". ... No princípio criou Deus os céus e a Terra.
Essa pergunta levou Santo Agostinho a uma análise do tempo e levou-o a conclusões geniais. Para Santo Agostinho antes de Deus criar o céu e a Terra não existia tempo. Se não havia tempo, pra que perguntar o que havia então. Como não havia tempo, não se pode falar de um tempo antes do tempo.
Há, portanto, um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, uma unidade de três pessoas coeternas.
Quando se diz: “Deus os colocou no firmamento do céu para iluminar a terra” (Gn 1:17), isso indica que se tornaram, então, visíveis da superfície da terra. Então, não se trata de uma contradição: Deus criou o sol, a lua e as estrelas no primeiro dia, separando, então, a luz das trevas, o dia da noite.
Gênesis 1:3-5: “E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro”.
Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal. Dia do Deus Sol, divindade oficial do Império nesta altura, e que explica a designação utilizada pelas línguas germânicas para este dia.
Diferente do que muitos pensam, o dia na Bíblia começa à meia noite e não no pôr do sol. (1) E falou o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: (2) Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano.