A flegmasia cerúlea dolens é uma incomum e grave complicação de trombose venosa profunda de membros inferiores, com altas taxas de morbimortalidade.
O filtro de veia cava é um dispositivo metálico que os médicos colocam em uma veia que fica dentro do abdome (a veia cava) para impedir que os coágulos (trombos) que provocam a Trombose Venosa Profunda (TVP) causem embolia pulmonar, ou seja, o entupimento das artérias do pulmão.
O filtro de veia cava inferior é indicado nestes pacientes que desenvolvem trombose iliofemoral ou embolia pulmonar. A anticoagulação é segura na maioria dos pacientes eletivos de uma neurocirurgia após a primeira ou segunda semana de pós-operatório e na maioria dos pacientes com AVC sem hemorragia (18).
As veias ilíacas estão localizadas na região do abdômen e acompanham a artéria ilíaca comum. As veias ilíacas são classificadas em dois grupos (interna e externa) e, quando juntas, formam a veia cava inferior.
A veia cava superior é formada pela união das duas veias inominadas, direita e esquerda, e localiza-se no mediastino médio, à direita da artéria aorta e anteriormente à traquéia.