[Brasil] Desgastar (uma rosca) até ao ponto da sua inutilização.
Como não conheço nenhuma maneira de diminuir um furo listrado, sem soldar metal novo e depois perfurar e rosquear, a única solução é aumentar o parafuso. Se você tiver um parafuso nº 6 agora, use um nº 8 agora. Simplesmente substitua o original pelo próximo calibre maior.
Se o pedivela é raro, caro ou difícil de encontrar, você pode colocar uma bucha com nova rosca ou usar um helicoil, uma espécie de mola de aço com o passo da rosca estragada, e nos dois casos é feito um furo de maior diâmetro no pedivela, removendo totalmente a rosca antiga e danificada.
– Use o extrator para sacar o pedivela. Solte a contraporca com a ferramenta especial no sentido anti-horário (foto C). Aperte as estrias até encostar, com leve pressão (foto D); – Aperte a contraporca enquanto segura o movimento central com o extrator (foto E);
Como retirar pedivela de movimento central de ponta quadrada:
Para desmonta-lo, é preciso soltar a porca externa que tem 2 rebaixos e rosca esquerda. É possível fazer isso com uma talhadeira ou chave de fenda, mas a ferramenta correta é uma espécie de pinça em “V”.
Executar dois furos passantes (com mais de 3mm de diametro) no central a 12 e 6 horas, evitando o quadro e engastar pinos nos furos; prender os pinos com uma chave regulável com cabo longo (30cm ou mais) e aplicar o torque para soltar. Aplicacao de Micro-óleo desengripante na rosca vai facilitar.
Uma ou duas gotas de óleo lubrificante para bike em cada engrenagem do câmbio e na corrente devem ser suficientes. Deixe por algum tempo para espalhar bem antes de usar, limpe qualquer excesso e pronto!
Como instalar o movimento central de padrão inglês:
Provavelmente você vai descobrir que a remoção de pedais exige um pouco mais do que simplesmente girar a chave, no caso de eles estarem bem apertados. A melhor maneira de contornar isso é dar umas batidinhas no final da chave com a mão ou um martelo de borracha.
Isso se saca com saca-pino (ou toca-pino como outros chamam). Coloca a pedivela na posição da chaveta sair de cima para baixo. Alguém posiciona uma marreta pesada por baixo da pedivela, deixando a chaveta livre. Enquanto isso, outro bate num saca-pino com um martelo pesado de cima para baixo.
Gire a haste da chave no sentido anti-horário. Primeiro, segure o pedal do lado oposto para deixar a bicicleta mais estável. Em seguida, comece a desenroscar o componente do lado direito. Continue repetindo esse movimento até perceber que o dispositivo de fixação foi completamente removido da pedivela.
Para encaixar o pedal: basta pressionar o taquinho da sapatilha contra o pedal. A melhor posição é com o joelho flexionado e com o pedal mais alto, durante a fase de compressão na foto abaixo (imagine o pedal como um ponteiro de relógio que está entre o número 2 o número 4).
Para clipar basta pressionar o pé sobre o encaixe. E para desclipar é só rotacionar a parte traseira do pé para fora.
Quando achar a posição ideal do taquinho, aperte-o contra a sapatilha, sempre alternando entre um parafuso e outro: nunca aperte um parafuso todo de uma vez. Você pode acabar estragando a sola de seu calçado e ajustar taquinho será a última coisa que vai acontecer.
Crankbrothers Mallet
O pedal clip de alta performance Para quem leva o ciclismo realmente como esporte e se dedica em busca de marcas pessoais, o pedal clip Speed 105 PD-5800 da Shimano é a melhor pedida. Desenvolvido para estrada e triatlo, ele é extremamente reforçado, feito em carbono e aço inox selado.
As melhores sapatilhas de MTB
O pedal clipless ou pedal clip é um equipamento que proporciona desempenho. Com um encaixe no centro, evita que o pé do ciclista se desprenda, melhorando a eficiência da pedalada. Para que a fixação no pedal ocorra, faz-se necessário o uso da sapatilha – calçado específico para ciclismo.
No pedal clip, você pode deixar o sistema de clipar e desclipar de maneira mais fácil, girando o parafuso no pedal para deixá-lo mais solto possível para desclipar mais fácil,ou seja, sem dificuldade. Para clipar você deve pisar firmemente no pedal clip e para desclipar basta girar o pé para o lado.
Para encaixar o taco da sapatilha ao pedal, pressionamos a ponteira com um movimento suave e apertamos com o pé até ouvir o clic. Para soltar giramos o tornozelo para fora.
Preferencialmente que o saco esteja “simulando” o mesmo volume que seu pé no calçado. Deixe o saco de feijões com um pouco de água, fechado e comprimido dentro do calçado. Os feijões, por causa da água, começarão a germinar e, para isso, começarão a inchar-se. Este processo irá, naturalmente, lacear o calçado.
Calor
♥ Como lacear sapato usando secador e meia grossa ♥ Como fazer: coloque uma meia grossa e calce o sapato. Com o secador, fique esquentando o couro por mais ou menos 1 minuto. Saia andando pela casa durante uns 3 minutos. Volte para o secador, esquente novamente e saia andando mais alguns minutos.
Para amaciar seus calçados e limpar da forma mais eficaz possível seus sapatos de camurça são necessários apenas uma colher de creme de cabelo (de qualquer tipo), uma colher de amaciante e uma esponja de aço. Saiba como ocorre a aplicação deles nessas duas dicas no comentário de Lucy Mizael.