1. Reduzir um corpo a finas partículas sólidas, partindo de um estado líquido ou pastoso. 2. Destruir por meio de armas atómicas .
Ou seja, trabalho autônomo é, como o próprio nome diz, aquele realizado sem um vínculo empregatício, por conta própria e no qual o trabalhador assume todos os riscos pelo serviço.
O trabalhador subordinado é aquele protegido pelas regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), já o trabalhador autônomo é quem trabalha por conta própria, sem chefe, sem horário e assumindo todo o risco da atividade.
Sobreleva salientar que a única formalidade legal que encontramos é o autônomo estar devidamente inscrito como contribuinte individual com inscrição perante o INSS (art. art. 12, inciso V, letra h, Lei 8.
Profissionais autônomos são aqueles que prestam serviços sem ter vínculo empregatício com a empresa. Geralmente, esse tipo de trabalhador é contratado para executar tarefas específicas e pontuais, em situações em que não vale a pena para a companhia buscar um funcionário efetivo.
Em alguns casos, o trabalhador autônomo exerce suas funções dentro da própria casa, sem a necessidade de se locomover. Em poucas palavras, é contratado para realizar apenas um determinado trabalho durante uma certa quantidade de dias. É um contrato eventual, sem necessariamente ser contínuo.
Nesse modelo, o empregado cooperado não tem vínculo empregatício com o empreendedor, que fica livre dos encargos devidos sobre os profissionais em regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A empresa paga apenas um valor fechado para a cooperativa, que então repassa o dinheiro para os sócios cooperados.
Além disso, o trabalhador cooperado é um trabalhador eventual, prestando seus serviços a terceiros de forma ocasional, esporádica, para a realização e conclusão de uma atividade específica.
Considera-se Cooperativa de Trabalho a sociedade constituída por trabalhadores para o exercício de suas atividades laborativas ou profissionais com proveito comum, autonomia e autogestão para obterem melhor qualificação, renda, situação socioeconômica e condições gerais de trabalho.
Este contrato é estabelecido entre o empregador e o empregado, é estabelecido por eles um período previamente definido, de acordo com a legislação esse período é de no máximo dois anos podendo ser renovado se houver um intervalo de no mínimo seis meses entre o fim de uma e o começo de outra contratação.
Conheça estes 11 tipos de contratos de trabalho