A polis grega eram as cidades estados da Grécia Antiga, as quais foram fundamentais para o desenvolvimento da cultura grega no final do período homérico, período arcaico e período clássico. Sem dúvida Atenas e Esparta merecem destaque como as cidades gregas (polis) mais importantes do mundo grego.
A pólis grega eram as cidades-estado da Grécia Antiga. Estas cidades possuíam um alto nível de independência, ou seja, tinham liberdade e autonomia política e econômica. ... O centro político-administravivo das pólis era a Acrópolis (geralmente a região mais alta da cidade-estado).
Explicação: Por Atenas ser uma cidade bem sucedida e comercial, despertou cobiça de muitas cidades gregas. Esparta uniu-se a outras cidades gregas e derrotou Atenas na guerra de Peloponeso.
Atenas foi uma das principais pólis da Grécia Antiga, conhecida como o lar da democracia, sistema político que surgiu no século VI a.C. A cidade de Atenas é um dos locais mais estudados da Grécia pela grande quantidade de escritos nela feitos durante o Período Clássico — uma demonstração de como a cidade era aberta à ...
Resposta: Quando Atenas foi derrotada por Esparta na Guerra do Peloponeso, evento que durou cerca de 30 anos.
Resposta. os governantes de Atenas, após vencerem os persas em diversas oportunidades, acabaram manipulando as cidades-Estado da Grécia e utilizando um tratado de defesa como um trampolim para o exercício da hegemonia política e econômica por toda a civilização grega.
Comandados por Címon, os gregos conseguiram dar um fim à ação dos persas na região do rio Eurimedonte, em 468 a.C.. No ano de 448 a.C., os persas assinaram o Tratado de Susa, em que se comprometiam a não mais tentar invadir a Grécia.
Resposta. Nas Guerras Médicas Atenas comandou os gregos depois da derrota do Espartanos para os persas, mais precisamente na Segunda guerra médica. Assim depois da vitória dos gregos sobre os persas Atenas se tornou Hegemônica ( Cidade que lidera outros povos ou cidades).
A vitória da Grécia garantiu o controle comercial da região, imortalizou seus heróis e estabeleceu ao mundo o modelo ocidental de se fazer a guerra. ... A maior parte dos historiadores divide os conflitos em duas fases: a 1 ª Guerra Médica, em 490 a.C, e a 2 ª Guerra Médica, entre 480 e 479 a.C..
Período helenístico (338-136 a.C.): a Grécia foi conquistada pela Macedônia, iniciando-se a fase da difusão da cultura grega pelo Oriente. Seu fim ocorreu quando a Grécia converteu-se em um protetorado dos romanos.