- eram contra a exploração colonial e a relação de autoridade da metrópole; - os ideais iluministas que contribuíram para que a população mudasse a forma de pensar sobre o mundo e a forma de governo autoritária do Antigo Regime; - luta pela liberdade econômica e autonomia de governo.
E foi a discordância do sistema de impostos espanhol que influenciou, em 1780, a primeira rebelião liderada por Tupac Amaru II. Para os mestiços e os demais moradores das colônias de Espanha, os corregedores pesavam na cobrança dos tributos e eram injustos na distribuição de bens e serviços.
Foi quando, em 1781, um movimento organizado pela população do Vice-Reinado de Nova Granada tentou dar fim a dominação espanhola na região. Contando com o apoio de amplos setores daquela sociedade colonial, este movimento contou com o auxílio de índios, mestiços e criollos (filhos de espanhóis nascidos na América).
As causas imediatas da revolta de Tupac Amaru terão sido a visita em 1780 ou inspeção efetuada por José António de Areche e as reformas fiscais por ele introduzidas nestes territórios, às quais se opunha a população indígena, que se confrontava também com os corregedores e pedia a abolição do trabalho forçado nas minas ...
Aconteceu entre os anos 1780 e 1781 e foi uma revolta de índios descendentes dos incas. Estes índios eram habitantes dos Andes e tentaram resistir por 40 anos ao invasor espanhol, porém em 1781, seu último chefe (Túpac Amaru I) foi capturado e executado pelo vice-rei do Peru, Francisco de Toledo.
Túpac Amaru II, nascido José Gabriel Condorcanqui Noguera, foi um líder indígena peruano. Tupac Amaru II conduziu a maior rebelião anticolonial da América no século XVIII.
Resposta. Resposta: Tupac Amaru foi o último Rei Inca,nasceu em Cuzco e foi assunado em 1781, foi um homem elegante, carismático e culto, educado pelos Jesuítas, considerado o simbolo da revolta indígena. Ele é lembrado como líder que deu inicio ao processo de independência do peru e com ela toda America Espanhola.
Na noite de 7 de setembro de 1996, Tupac, dentro do carro de Suge, foi atingido por quatro tiros num tiroteio, na cidade de Las Vegas. Ele faleceu seis dias depois, vítima de insuficiência respiratória e parada cardíaca, na Universidade Médica de Nevada.
Durante o pouco tempo (cinco meses) que durou a revolução de Tupac Amaru, Micaela Bastidas esteve a seu lado. Por várias vezes comandou as tropas e não foram poucas as suas ações como chefe de governo. ... Ela era quem administrava as provisões, mobilizava os destacamentos e administrava as terras liberadas pela revolução.
Resposta:Micaela Bastidas Puyucahua, foi uma líder indígena pioneira contra o domínio espanhol na América do Sul e mártir da independência peruana. Com o marido Túpac Amaru II, ela liderou uma rebelião contra os espanhóis e, como ele, sofreu o martírio de execução pelos espanhóis quando a revolta fracassou.
Túpac Amaru II chamava-se José Gabriel Condorcánqui Nogueira, sendo que ele liderou os descendentes de astecas e vários outros povos oprimidos da região. Os espanhóis agiram rapidamente, capturando e sentenciando Túpac à morte.
O oficial aposentado do DPL, Greg Kading, alegou que Marion "Suge" Knight, chefe da Death Row Records, contratou o membro da gangue Blood Wardell "Poochie" Fouse para assassinar Wallace e pagar a Poochie US$ 13.
9 de março de 1997
25 anos (1971–1996)
A morte foi confirmada pela família a veículos de imprensa dos EUA. DMX lutou contra o uso de abusos de drogas durante vários anos e já tinha passado por algumas internações para reabilitação. De acordo com informações do site TMZ, DMX sofreu um ataque cardíaco em decorrência de uma overdose, na sexta-feira (2).
16 de junho de 1971
48 anos (17 de outubro de 1972)