Já o tecido adiposo marrom possui como principal função a produção de calor, ou seja, é um tecido metabolicamente ativo, que basicamente “derrete gordura”. O tecido adiposo é composto por adipócitos (células de gordura), que são produzidos a partir da primeira infância, dos 0 aos 2 anos.
O tecido adiposo marrom é especializado na produção de calor (termogênese) e, portanto, participa ativamente na regulação da temperatura corporal. Atua essencialmente na produção de calor em recém nascidos, no desenvolvimento do estado febril e na hibernação dos mamíferos.
A gordura marrom, ou tecido adiposo marrom, é um tipo especial de gordura corporal que é ativada quando você fica com frio. Sob baixas temperaturas, a gordura marrom queima calorias para gerar calor, em um processo chamado de termogênese.
A maior diferença entre eles é que o tecido adiposo branco somente armazena gordura, enquanto que o marrom é responsável pela geração de calor. Além disso o tecido branco estoca a gordura em uma grande gota em seu interior e em sua maior parte, em forma de triglicérides.
A principal função do primeiro é o armazenamento de gordura, com a finalidade de reserva energética. Por outro lado, o tecido adiposo marrom tem como principal função a termogênese, que é a capacidade de queimar calorias para gerar calor, o que estimula o emagrecimento.
Assim, o tecido adiposo marrom tem um papel contrário ao do tecido adiposo branco, já que este último armazena energia na forma de gordura. O TAM queima esses triglicérides através do processo de termogênese, que produz calor nos organismos.
Lipoblastos: são células formadas a partir de células adiposas unicolares ou multiloculares, originadas na fase embrionária, a partir de células derivadas do mesênquima. Adipócitos: são células que armazenam gordura, lipídios, que contribuem para a manutenção da temperatura corporal.
Os triglicerídeos são mais eficientes como reserva energética porque fornecem 9,3 kcal/g contra apenas 4,I kcal/g fornecidas pelo glicogênio. Os triglicerídeos do tecido adiposo não são depósitos estáveis, porém se renovam continuamente, e o tecido é muito influenciado por estímulos nervosos e hormonais.
Forma o panículo adiposo, camada de gordura disposta sob a pele; no recém nascido é de espessura uniforme, já em adultos o acúmulo é em determinadas posições, sendo a distribuição regulada por hormônios. Principal lipídio armazenado é o triglicerídeo.
Mobilização do tecido adiposo Os lipídios armazenados nos adipócitos são, principalmente, triglicerídios (ésteres de ácidos graxos e glicerol) obtidos: a partir da absorção após digestão dos alimentos, do fígado e pela síntese nos adipócitos a partir de glicose.
Talvez você nem imagine, mas a vitamina C é fundamental para o organismo. Também conhecida como ácido ascórbico, ela é necessária para a formação dos vasos sanguíneos, cartilagem, músculo, colágeno dos ossos e para o processo de cura do corpo.
A vitamina C é necessária para a síntese do colágeno, que é uma estrutura muito importante na formação dos nossos ossos, cartilagem e etc. ... A vitamina E auxilia no bom funcionamento dos órgãos do nosso corpo, combate o envelhecimento precoce, fortalece o sistema imunológico e melhora a aparência da pele e dos cabelos.