Significado de Eferente adjetivo Que transporta. Nervos eferentes, os que vão dos centros nervosos para a periferia. (Opõe-se a aferente.). [Anatomia] Vasos eferentes, os que conduzem os fluidos segregados.
Desse modo, as fibras do sistema nervoso periférico podem ser classificadas em aferentes, que transmitem as informações provenientes de estímulos sensoriais e viscerais ao sistema nervoso central, e eferentes, que transmitem as informações provenientes do sistema nervoso periférico, relacionadas com o controle das ...
Principais vias aferentes: Via espinotalâmica lateral. Via espinotalâmica anterior. Via cordonal posterior (também denominada funicular dorsal ou sistema de colunas dorsais) Via espino cerebelar.
Originam axônios que formam radiações talâmicas que atingem a área somestésica do córtex. São as vias que levam ao cerebelo os impulsos originados na musculatura e nos tendões.
* Vias Aferentes que Penetram no SNC por Nervos Cranianos VIA GUSTATIVA e VIA OLFATÓRIA Receptores: papilas gustativas e cílios olfatórios das vesículas olfatórias. * Vias Aferentes que Penetram no SNC por Nervos Cranianos VIA AUDITIVA Receptores: estão no órgão espiral situado na cóclea do ouvido interno.
As vias aferentes e eferentes do cerebelo, estabelecendo suas conexões com as outras estruturas encefálicas, passam pelos pedúnculos cerebelares - com o bulbo (pedúnculo inferior), a ponte (pedúnculo médio) e o cérebro (pedúnculo superior) (Figura 1B).
Internamente, o cerebelo é preenchido pela substância branca, que forma um miolo central, formado por fibras próprias, fibras de projeção e axônios mielínicos das células de Purkinje. Superficialmente, o córtex cerebelar é coberto pela substância cinzenta, formando as fissuras.
O cerebelo é uma parte do sistema nervoso central que está relacionada, principalmente, com nossa postura e equilíbrio. Ele ocupa uma grande parte da fossa craniana posterior e constitui aproximadamente 10% do volume do encéfalo.
Existem quatro ventrículos: Dois ventrículos laterais dentro dos lobos do cérebro. Terceiro ventrículo encontrado entre os tálamos. Quarto ventrículo localizado sobre a ponte e a medula e abaixo do cerebelo.
O sistema ventricular contém quatro ventrículos:
O terceiro ventrículo é uma cavidade localizada na linha media do cérebro, situada entre o tálamo direito e o esquerdo. O fluido cerebroespinhal entra no terceiro ventrículo vindo dos dois ventrículos laterais, pelo Forame de Monro. O líquido sai do ventrículo através do aqueduto de Sylvius.
Tálamo: É o transmissor dos impulsos nervosos para o córtex cerebral, onde se direciona ao cérebro para serem processadas. Exerce papel na regulação da consciência. Hipotálamo: Controla a temperatura do corpo, o apetite e o equilíbrio hídrico do corpo, alem de ser o principal centro emocional e do comportamento sexual.