A energia relativística foi descrita por Einstein em 1905. Ela fornece uma expressão para a equivalência entre massa e energia de um corpo. ... m – massa da partícula; c – velocidade da luz no vácuo.
A massa de repouso do sistema é definida como a energia total que está presente no referencial inercial particular onde a contribuição da energia cinética para a energia total do sistema é minimizada(o referencial do Centro de Massa).
A fórmula de Einstein. ... Com o auxílio desta teoria, Einstein estabeleceu a relação geral entre a energia e a massa, que é dada por uma fórmula muito simples: A energia dum corpo ou dum sistema de corpos é igual à massa multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz.
Por exemplo, pode-se dizer que o elétron tem massa de repouso de 0,511 MeV/c2. Isso significa que, se sua massa de repouso fosse completamente convertida em energia, resultaria em 0,511 MeV. Porém, é comum, na linguagem científica, abreviar-se essa unidade de massa para simplesmente eV, sem o fator c2.
Elétron (e- ou β−) é uma partícula que constitui o átomo, ou seja, é uma partícula subatômica. ... A massa do elétron, ou eletrão (em português europeu), é irrelevante; tem cerca de 1/da massa do próton ou do nêutron, o mesmo que 10-30 kg.
O próton está localizado no núcleo atômico, mas é invisível ao microscópio comum, sendo 100 mil vezes menor do que um átomo e sua massa é menor do que a de um nêutron. Atribui-se à massa real de um próton o valor aproximado de 1.
O próton apresenta massa aproximadamente 1836 vezes maior que a do elétron. Os prótons, que possuem carga elétrica positiva igual a 1,6 x 10-19 C, juntamente com os nêutrons, que são eletricamente neutros, estão localizados no núcleo do átomo.
Próton (p+) é uma das pequenas partículas que constituem o átomo, que é a menor partícula de um elemento químico. O próton, ou protão (conforme português europeu), é formando por três quarks, que são outras subpartículas.
Os prótons são partículas subatômicas, ou seja, são partes de um átomo. Estão localizados no núcleo atômico, junto com os nêutrons, e ambos são cobertos ou rodeados pela eletrosfera, que é onde ficam os elétrons.
Os prótons e os nêutrons são as partículas nele encontradas, cada um com uma massa atômica unitária. ... Prótons: tem carga elétrica positiva e uma massa unitária. Nêutrons: não tem carga elétrica, mas tem massa unitária. Elétrons: tem carga elétrica negativa e quase não possuem massa.
Os prótons são importantes porque definem de que elemento um átomo é. O número atômico de um átomo é o número de prótons em seu núcleo . O número atômico determina as propriedades químicas do átomo. ... Outra característica importante é que o próton ajuda a capturar elétrons e mantê-los orbitando em torno do núcleo.
Você sabe onde se localizam os prótons? Muita gente faz confusão quanto à ordem das partículas atômicas no átomo. Os elétrons (carga negativa) se encontram na eletrosfera e os nêutrons (carga nula) e prótons (carga positiva) se localizam no núcleo atômico.
Prótons, partículas atômicas que foram descobertas através dos experimentos científicos de Ernest Rutherford (1871-1937) e do físico Elgen Goldstein (1850-1930). ... Anos mais tarde, em 1904, Rutherford confirmou em suas experiências com gás hidrogênio, a presença de tais partículas positivas e as nomeou de prótons.
Os prótons e nêutrons se localizam no núcleo atômico, já os elétrons estão fora do núcleo. Mas, considerando a carga total de um átomo, pode-se dizer que em geral ele é neutro, não possui carga.
Prótons (p+) Possuem o mesmo valor da carga dos elétrons, e por isso, os prótons e os elétrons tendem a se atrair eletricamente. O valor da carga do próton e do elétron é chamado de quantidade de carga elementar (e) e possui o valor de e = 1,6 . 10-19 C.
O próton e o elétron possuem a mesma quantidade de carga elétrica: O valor 1,6 .
A carga do elétron é exatamente -1,× 10−19 C, que é o mesmo valor da carga do próton, porém de sinal contrário.
Para calcularmos a carga elétrica desse corpo, basta levarmos em conta a diferença entre o número de prótons e elétrons, observe: Como explicado no enunciado, o corpo tem mais prótons que elétrons, por isso, sua carga será positiva.
A Fórmula da interação eletrostática de duas carga é dada pelo produto da Constante do local pela as cargas intativeis sobre a distância ao quadradado. Fele = K . Q1 . Q2 / d^2.
Outra maneira de encontrar a corrente elétrica é através da potência elétrica (P), que é dada em Watt (W), considerando que P=V.I, ou seja, podemos encontrar a corrente elétrica pela variação dessa fórmula, sendo: I=P/V ou com relação da fórmula de potência elétrica com a de tensão, que é I=√(P/R).
Para Escritórios com Áreas superiores a 40 m², a quantidade de tomadas deve ser calculada em 10 tomadas de 180 VA para os primeiros 40 m² + 1 tomada de 180 VA para cada 10 m². E para Lojas com Áreas superiores a 40 m², a quantidade de tomadas deve ser calculada em 1 tomada de 180 VA para cada 30m².
Soma das potências nominais dos equipamentos elétricos instalados na unidade consumidora, em condições de entrar em funcionamento, expressa em quilowatts (kW).
O mais usual para tomadas é um disjuntor de 15 ou 16A, que vai depender do fabricante. Também poderá usar para a ligação um cabo de seção 2,5mm2 que suporta em media até 21 ampéres. As potencias devem sempre em TUG *(tomadas de uso geral devem ser 2540W em tensão 127 V e 4400W em 220 Volts).
Para adicionar um quadro de cargas no projeto deve-se:
Para realizar o dimensionamento do disjuntor para o QDC vamos usar a lei de Ohm e dividir a potência pela tensão. Então, dividimos a potência de 10.
Divida a potência total do circuito pela tensão que este irá trabalhar. Exemplo : Um aquecedor de 3500W ligado a uma tomada de 127V, pegamos 3500 e dividimos por 127 o que dará uma corrente de aproximadamente 28A. então o disjuntor ideal para este circuito será um de 32A.
Condições para se estabelecer a potência mínima de pontos de tomadas de uso geral: - Nos banheiros, cozinhas, copas, copas-cozinhas, área de serviço, lavandeira e locais semelhantes: Deve se prever o mínimo de 600 Volt-Ampere por ponto de tomada, até 3 tomadas.
Cômodos com área maior que 6 m²: no mínimo 1 TUG para cada 5 m ou fração de perímetro, igualmente espaçadas. Estabelecer 100VA por TUG. ou fração de perímetro, independente da área, igualmente espaçadas. Estabelecer 600VA por TUG, até três, e atribuir 100VA para as excedentes.
Tomada de Uso Geral (TUG): Potência Mínimo de 600 VA por tomada, ate 3 tomadas. 100 VA da 4a tomada em diante.
100 watts