A Óptica é o ramo da Física que se dedica ao estudo de fenômenos relacionados à luz. Nessa importante parte da Física, são estudados os fenômenos da refração, reflexão, difração, dispersão, formação de imagens em espelhos e lentes, interação entre a luz e os objetos e os diversos instrumentos ópticos.
A Óptica é o ramo da Física que tem por objetivo estudar todos os fenômenos relacionados à luz. A Óptica pode ser divida em dois tipos: óptica geométrica e óptica física, o primeiro estuda a luz como partículas e raios de luz, e o segundo estuda o comportamento ondulatório da luz.
leitura ótica transforma papel em imagens digitais as quais são interpretadas e convertidas em informações como mostrada no vídeo.
Há diversas aplicações da óptica no dia a dia de todos nós, como: as mais conhecidas, as lentes. Lupas, óculos e lentes de contato. ... fibras ópticas (cabos de fibras ópticas são usados em telefonia e podem processar 40000 chamadas de uma vez.)
Existe uma infinidade de instrumentos ópticos, podemos citar: microscópio, telescópio, projetores, lupa, câmera fotográfica, óculos, lentes etc. Veja a seguir como ocorre o funcionamento de alguns dos instrumentos ópticos que são utilizados no nosso cotidiano.
Como introduzido anteriormente, a fotometria faz parte do campo da óptica que estuda e trata da medição de luz e como o seu brilho é percebido pelo olho humano.
A Óptica Geométrica é responsável pelo estudo de vários conceitos físicos, entre eles a formação de sombra, penumbra e eclipse; a reflexão e a refração da luz, bem como a formação da imagem em espelhos, nas lentes e nos instrumentos ópticos.
Quando a luz se propaga em meios homogêneos e transparentes, podem–se observar três princípios da óptica geométrica que são fundamentais para a compreensão de muitos fenômenos. São eles: princípio da propagação retilínea, princípio da independência dos raios de luz e princípio da reversibilidade da luz.
Os princípios em que se baseia a Óptica Geométrica são três: Propagação retilínea: Em um meio homogêneo, transparente e isotrópico, a luz se propaga em linha reta. ... Independência dos raios: Quando dois raios de luz se cruzam, um não interfere na trajetória do outro, cada um se comportando como se o outro não existisse.
De acordo com os princípios de propagação da luz, vimos que o primeiro desses princípios diz que em um meio homogêneo, isotrópico e transparente, a luz se propaga em linha reta. Os outros dois princípios são: princípio da independência dos raios e o princípio da reversibilidade.
principio da propagação retilínea da luz. para que haja os eclipses e necessario que a terra a lua o sol estejam alinhados. ... o eclipse lunar acontece quando a terra esta entre o sol e a lua ocorre na lua cheia.
(G1 - ccampos 2007) Que princípio ou fenômeno da Óptica possibilita que calculemos a altura do prédio? a) Princípio da independência dos raios luminosos.