Na ginecomastia causada por um desequilíbrio entre os hormônios masculinos e femininos, o tratamento com remédios é a principal opção para tentar regular e estabilizar os hormônios. Um exemplo de um remédio para ginecomastia é o Tamoxifeno, mas o médico também pode recomendar o Clomifeno ou o Dostinex, por exemplo.
Ainda com relação aos homens, aproximadamente a metade dos cirróticos apresentou ginecomastia. Pacientes com cirrose alcoólica apresentam feminização devido à aromatização da testosterona e subseqüente redução da testosterona e aumento nos níveis séricos de estradiol (20).
Por ser um derivado da testosterona, tem uso ilegal como uma droga anabolizante. Apresenta um efeito de queima de gordura, sendo moderadamente androgênico e anabólico, o que produz os "efeitos estéticos". A drastonolona não aromatiza e assim evita o aparecimento de ginecomastia.
O acúmulo de gordura no fígado, também chamado de esteatose hepática, pode acontecer devido a diversas situações, no entanto está mais relacionado à hábitos de vida pouco saudáveis, como ter dieta rica em gordura e carboidratos, sedentarismo e consumo de bebidas alcoólicas em excesso.
Dose diária: 200-600 mg. Tamoxifeno (40 mg/ dia por 2-4 meses) e Raloxifeno: moduladores seletivos do receptor de estrogênio.
Como o tamoxifeno é utilizado? Existe, basicamente, duas maneiras de se utilizar o tamoxifeno. Ambas ocorrem no entre-ciclos: uma precede o uso de esteroides, e a outra é sua adoção logo após os ciclos esteroides.
O especialista que pode cuidar e indicar o melhor tratamento pode ser o clínico geral, cirurgião plástico, endocrinologista ou mastologista. Dependendo do grau o tratamento indicado pode ser via oral, com uso de medicamentos, ou pela realização de cirurgia para retirada da gordura mamária.
A remoção cirúrgica de tecido da mama é frequentemente o método de escolha para assegurar que todo o tecido da mama necessário é removido. A lipoaspiração pode ou não ser feita em conjunto com a excisão do tecido mamário.
A Ginecomastia pode ser glandular (somente excesso de glândula mamária), gordurosa (com excesso de gordura apenas) ou mista (além de gordura há também tecido glandular excedente). Na maioria das vezes iniciamos a cirurgia realizando uma lipoaspiração nas mamas, e em seguida retiramos o excesso de glândula.
Ginecomastia seria o aumento real da glândula e a lipomastia seria o aumento de gordura na mama. Alguns pacientes podem ter um aumento do volume mamário não por aumento do tecido glandular, mas por um aumento de gordura.
Recuperação após a cirurgia Após a cirurgia de ginecomastia são necessárias, em média, duas semanas para voltara a movimentação normal. O paciente também deverá usar um colete elástico no período pós-operatório, por cerca de 30 a 45 dias, com o objetivo de melhorar a aderência da pele ao tórax.
Um dos tratamentos mais eficazes para a lipomastia é a cirurgia plástica, com anestesia local, de lipoaspiração. Nesse caso, o paciente deve ir até um cirurgião plástico especialista. As cicatrizes dos procedimentos são pequenas, apenas do tamanho da cânula da lipo e costumam ser discretas.