Muito utilizada em clínicas de reabilitação, a eletrotermofototerapia é um recurso terapêutico que utiliza-se de correntes elétricas, princípios térmicos (calor e frio) e irradiação luminosa com intuito terapêutico, para o tratamento de inúmeras patologias de origem reumática, traumato-ortopédicas, neurológicas, entre ...
O ultimo parâmetro que deve ser ajustado tanto no FES como na corrente russa é a intensidade (mA). Uma vez colocados os eletrodos, aumenta-se a intensidade até a visualização da contração, sendo o máximo tolerado, desde que não atinja o limiar doloroso.
Mundialmente conhecida pela sigla FES (Functional Electrical Stimulation), a estimulação elétrica funcional é uma forma de tratamento que utiliza a corrente elétrica de baixa freqüência para provocar a contração de músculos paralisados ou enfraquecidos decorrentes de lesão do neurônio motor superior, como derrames, ...
Para executar o exercício, encoste-se a uma parede, agache-se em uma curva de joelho de 90 graus e segure. Os eletrodos devem ser colocados de acordo com o Guia de colocação de eletrodos fornecido com o seu Compex ou no display de seu equipamento caso seja um modelo compex wireless.
Uma das técnicas alternativas para o alivio da dor encontra-se o TENS que é definido como é uma corrente de baixa freqüência, pulsada, que apresenta uma forma de onda bifásica, simétrica ou assimétrica balanceada com uma semionda quadrada positiva e um pico negativo.