Tintas à base de solventes podem ser descartadas após secagem e solidificação em aterros sanitários. Outra opção é reutilizar o produto em outros serviços e atividade, para que seja usado em sua totalidade.
Você também pode as sobras de tinta para:
Use sempre toda a tinta da lata e nunca lave a embalagem. Deixe os restos secarem por pelo menos 24 horas, pois a tinta seca não atrapalha o processo de reciclagem. Pequenas sobras de tinta líquida na lata podem ser retiradas com pincel ou espátula e passadas em jornal.
Não é necessário lavar. O filme de tinta que sobra na superfície interna costuma secar em cerca de 24 horas e não atrapalha a reciclagem. 5 – Procure um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) da Prolata e entregue a embalagem. Se a alça e a tampa também forem de metal, melhor ainda, pois tudo será reciclável.
Como fazer o descarte de tinta Para isso, basta deixar secar, ou se a quantidade for muito grande pode-se utilizar algum material para acelerar esse processo como por exemplo misturar a tinta com areia de gato. Após seca ela pode ser descartada normalmente e enviada a aterros sanitários.
Usar shampoos, condicionadores, tinturas, entre outros cosméticos, fora do prazo de validade podem, além de causar a queda do cabelo, causar alergias.
Use removedor de esmalte para esfregar a superfície das latas. Esse produto contém acetona, que pode ser usada para remover tinta das superfícies de metal. Para fazer o trabalho, use um pano descartável embebido com a solução e esfregue até remover toda a tinta do alumínio.
Vire a lata de cabeça para baixo e esgote o gaz propelente, da maneira que se limpa o bico. Deixe a lata parada umas boas horas em lugar fresco. Com a lata de pé sem agitar, bata um prego bem fininho em cima e deixe despressurizar o resto do gaz. Aumente o furo bem devagar e drene o líquido.
Misture ácido bórico e água em uma proporção de 2 para 1 e esfregue, verá como conseguirá que a tinta desapareça do alumínio por completo. Independentemente do método de limpeza que usar, no final deve sempre enxaguar a superfície para que não fique nenhum rastro ou marca de sujeira.
Para remover pequenas manchas de tintas utilize solventes químicos, principalmente em vidros texturizados. O álcool isopropílico é a melhor opção para tintas de acrílico, enquanto os solventes de acetona removem esmaltes.
Essa técnica consiste basicamente em aplicar um jato de areia, oxido de alumínio ou granalha de aço sobre a superfície da peça. Esse jato vai remover toda a tinta e qualquer ponto de ferrugem que estiver encrustado na superfície da peça, pois é aplicado com uma forte pressão no metal.
Misture uma parte de desinfetante de pinho e uma de água em uma bacia ou balde. Mergulhe a peça de metal na mistura e deixe de molho por pelo menos 24 horas. Se a peça for muito grande para o recipiente, molhe uma esponja na mistura, esfregue na tinta e deixe agir por 24 horas, no mínimo.