O jovem começa a dedicar mais tempo ao pensamento e aos processos que não estão limitados à experiência empírica. Os planos a longo prazo passam a ocupar um papel muito importante para o adolescente. A imagem, ainda que continue sendo relevante, começa a deixar de ser um dos pilares fundamentais da própria identidade.
Ao alcançar a puberdade, o nosso corpo muda. Antes da chegada do primeiro período, é normal sofrermos um crescimento rápido (especialmente de estatura), juntamente com um desenvolvimento dos seios, o crescimento de pelo na púbis, o alargamento das ancas e um aumento das secreções vaginais claras (fluxo vaginal).
Os seios começam a crescer, o quadril se alarga e o corpo se enche de pelos (especialmente, na região genital e axilas). Essas transformações físicas são seguidas pela menarca, a primeira menstruação .
Por causa de tudo isso, sentimentos de inadequação podem ser gerados, afetando a auto-estima, e o psicológico de modo geral. É muito comum, infelizmente, que os adolescentes desenvolvam alguns transtornos como ansiedade, síndrome do pânico, depressão, distúrbios alimentares, psicóticos e de conduta.
Os hormônios atuam primeiramente nas mamas, que começam a crescer por volta dos 10 anos e completam o seu desenvolvimento aos 18 anos.
Como dito anteriormente, na puberdade, ocorre a ação dos hormônios esteroides, responsáveis pelo surgimento das características sexuais secundárias. Em meninas, esses hormônios são o estrogênio e a progesterona.
A ciência ainda não descobriu o que desencadeia a puberdade. Sabe-se apenas que, um belo dia, o hipotálamo ordena à hipófise o aumento da produção de gonadotropinas. Esses hormônios, liberados principalmente durante o sono, atuam nas gônadas, que desencadeiam, por sua vez, a produção de hormônios sexuais.
Em um determinado momento, a hipófise começa a fabricar hormônios sexuais que colocam em atividade os ovários e os testículos, os quais a ajudam a produzir os hormônios responsáveis pelas mudanças do organismo. Na mulher, os principais são o estrógeno e a progesterona.
Estirão puberal (rápido crescimento em estatura, que dura cerca de 2 a 4 anos); Desenvolvimento do sistema reprodutor; Desenvolvimento do sistema esquelético e muscular; Aparecimento de caracteres sexuais secundários.
O início da puberdade está relacionado com fatores genéticos, ambientais, psicológicos e a saúde do indivíduo. É importante destacar que, além da variação da época em que a puberdade inicia-se de uma pessoa para outra, a velocidade dos acontecimentos também pode variar.
Aqui você vai ficar sabendo detodos os detalhes para que esteja pronta quando eles aparecerem.
É possível estabelecer que, independente do sexo, as principais alterações que ocorrem com o organismo são: estirão puberal (crescimento acelerado da estatura que dura de 2 a 4 anos); desenvolvimento do sistema esquelético e muscular; desenvolvimento do sistema reprodutor.