Todos para uma carga horária de 40 horas semanais. No entanto, os salários podem ser mais altos, dependendo dos anos de experiência e dos adicionais previstos em lei.
As principais tarefas do perito consistem no exame de locais de crime em busca de evidências, encaminhamento do material colhido para análise, reconstrução dos fatos e estudo dos documentos e elaboração do laudo pericial com base nas provas e fatos organizados.
Para atuar nesta área é preciso realizar uma graduação tecnológica em Investigação Forense e Perícia Criminal, com duração média de 2 a 3 anos, porém ela não é muito indicada, pois a maioria dos concursos públicos exigem cursos superiores de bacharelado.
Para seguir carreira como perito criminal é necessário um curso superior. Mas não há um curso específico na área. Os concursos para perito criminal pedem titulação em Química, Engenharia, Ciências Contábeis, Psicologia, Medicina, Farmácia, Biologia, Bioquímica, entre outras.
Ser um perito criminal, tanto civil quanto federal, exige um diploma universitário e a aprovação em um concurso público. Quanto ao diploma, ele pode ser de várias áreas, dependendo da área da perícia em que você deseja trabalhar.