Uma “conexão” muito importante que temos em nosso organismo é a conexão entre hipotálamo e hipófise, conhecido como eixo hipotálamo-hipofisário. O hipotálamo é uma região do diencéfalo, que faz a ligação do sistema nervoso com o sistema endócrino.
O hipotálamo produz um hormônio, o GnRH (Hormônio Liberador de Gonadotrofinas), que chega até a hipófise anterior pela circulação sanguínea, por meio de uma rede de capilares que fazem essa comunicação, e, então, estimula as células gonadotróficas a produzirem os hormônios LH e FSH.
Nessa fase da vida, dois hormônios produzidos pela adeno-hipófise agem sobre os testículos, estimulando a produção de testosterona. Esses hormônios são o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH), também chamados de gonadotrofinas por atuarem sobre as gônadas.
O hormônio folículo estimulante (FSH) ativa a espermatogênese e o luteinizante (LH), a produção de testosterona. Algumas vezes, a quantidade de FSH não é suficiente para estimular os testículos — isso se demonstra pelo exame de sangue.
O hormônio LH também é chamado nos homens de hormônio estimulador das células intersticiais ou ICSH. Esse hormônio estimula a célula de Leydig, também chamada de célula intersticial, a liberar testosterona, que reforçará a ação do FSH na espermatogênese e determinará o desenvolvimento dos órgãos sexuais.
HORMÔNIO FSH E LH. O FSH (hormônio folículo estimulante) e o LH (hormônio luteinizante) são produzidos pela hipófise e regulam a atividade dos ovários e testículos. O hormônio folículo-estimulante (FSH) estimula a secreção de estrogênio, responsável pelo desenvolvimento e maturação dos folículos ovarianos.
O Hormônio Folículo - Estimulante (FSH) - No homem: proliferação de epitélio germinativo e espermatogênese. ... O Hormônio Luteinizante (LH) - Regula a produção de hormônios sexuais; No homem: estimula a produção de testosterona e Na mulher: Mantêm o corpo Lúteo em atividade.
FSH significa hormônio folículo-estimulante (Follicle-stimulating hormone). Produzido na hipófise, o FSH é o responsável por estimular o funcionamento dos ovários nas mulheres e dos testículos nos homens, ajudando na regulação da maturação puberal, da liberação dos hormônios sexuais e dos processos reprodutivos.
O FSH e o LH, por sua vez, estimulam os ovários, respectivamente, na maturação dos óvulos e na ovulação. O estradiol e a progesterona têm ação sobre o útero, preparando-o para implantação do óvulo fecundado.
A progesterona é o principal hormônio de uma classe de hormônios chamados progestágenos. Os progestágenos são hormônios sexuais (como estrogênios e androgênios), o que significa que eles afetam o desenvolvimento sexual durante a puberdade e estão envolvidos no processo de reprodução.
A progesterona tem o papel fundamental de evitar a gravidez através da inibição da ovulação. O estrogênio controla o ciclo menstrual, ou seja, garante uma boa previsibilidade da menstruação. O que muda entre as pílulas combinadas são a quantidade e os tipos de hormônio.
Fadiga, irritabilidade, alterações imunológicas, disfunção da tireóide, aumento do risco de certos tipos de câncer, candidíase são questões frequentemente associadas ao aumento exagerado do estrogênio.
Nas mulheres, o estrogênio alto pode causar uma série de desconfortos, tais como dores nas mamas, alterações de humor, retenção de líquido e ganho de peso, que pode evoluir para problemas de saúde mais graves, como diabetes, hipertensão arterial e síndrome metabólica.
Letra E
Além da soja e da linhaça, outros alimentos que também são fontes de fitoestrógenos são:
Medicamentos Saúde Feminina Reposição Hormonal