O nódulo auriculoventricular, nodo atrioventricular, nó atrioventricular ou nodo de Aschoff-Tawara é uma área de tecido especializado entre os átrios e ventrículos do coração, que conduz impulso elétrico do átrio em direção aos ventrículos. ...
Estes nervos agem sobre uma estrutura situada da parede do átrio direito, o nó sinoatrial (SA). Existem outras estruturas que irão conduzir o estímulo vindo do nó sinoatrial como, o nó atrioventricular (AV), fascículos ou feixes atrioventriculares, ramos direito e esquerdo, ramos subendocárdicos (fibras de Purkinje).
É um pequeno dispositivo implantável, capaz de monitorar o ritmo cardíaco e estimular o coração, evitando que os batimentos fiquem abaixo do considerado ideal. O procedimento para implantar o marcapasso é realizado mediante sedação endovenosa.
Dessa forma, a velocidade de descarga do nó sinoatrial determina o ritmo para o coração e por esta razão o nó sinoatrial é considerado o marca-passo cardíaco, determinando a origem do impulso elétrico que irá desencadear as contrações nas células musculares cardíacas.
O marcapasso artificial é um aparelho que substitui o marcapasso natural, quando este apresenta defeito. Ele permite, portanto, que o coração volte a contar com um número de batimentos eficientes, e com isso pode proporcionar o desaparecimento dos sintomas.
O marcapasso é implantado geralmente porque o ritmo do coração é anormal. Isto pode estar associado com outros problemas cardíacos, que podem piorar apesar da correção do ritmo. Existem riscos de infecção e também de sangramento.
Os cadáveres devem ser cremados sem marcapasso ou outro dispositivo similar, para evitar o risco de explosões no forno crematório". "14.
Caso o falecido tenha um marca-passo cardíaco, recomenda-se retirá-lo antes da cremação, pois ele pode explodir, causar danos no incinerador e ferir os funcionários do crematório. Além disso, este equipamento contém mercúrio, que é prejudicial quando liberado na atmosfera.
Os dentes resistem até a temperatura acima de 500 graus Celsius. Para a cremação é necessário temperatura de aproximadamente 1200 graus Celsius. Apesar de ser uma estrutura muito dura, o dente é muito suscetível à perda de minerais durante os períodos em que comemos.
O processo de cremação tem início com o armazenamento dos restos mortais em câmara fria por no mínimo 24 horas. Após esse período o corpo e a urna funerária (caixão) são incinerados a uma temperatura de 850ºC a 1.