As forças dipolo induzido-dipolo induzido são de fraca intensidade e ocorrem entre moléculas apolares, entre átomos de gases nobres ou entre moléculas polares e apolares. Essa força ocorre por uma deformação momentânea na nuvem eletrônica da molécula.
Ligação de Hidrogênio: Ligação de forte intensidade. Dipolo Permanente ou dipolo-dipolo: Ligação de média intensidade. Dipolo Induzido ou Forças de London: Ligação de fraca intensidade.
Moléculas apolares são todos os aglomerados de átomos, formados a partir de ligações covalentes, que não apresentam polos positivo e negativo, como são os encontrados nas moléculas polares.
Os principais tipos de forças de Van der Waals são: forças ião-dipolo, dipolo induzido, dipolo-dipolo e dispersão de London. ... Este tipo de interação surge para explicar as forças existentes entre moléculas apolares, como é o caso do hidrogénio, azoto e gases nobres.
Entre as moléculas de dióxido de carbono ocorrem interações do tipo dipolo induzido-dipolo induzido, pois o CO2 é uma molécula apolar. Mas quando duas moléculas apolares aproximam-se, os elétrons das eletrosferas dos átomos repelem-se, provocando um movimento dos elétrons, que se acumulam em uma única região.
As ligações de hidrogênio são o tipo de força intermolecular mais intenso, que ocorre entre dipolos permanentes das moléculas, em que o polo positivo é sempre o hidrogênio, e o polo negativo pode ser o flúor, o oxigênio ou o nitrogênio, pois esses elementos são bastante eletronegativos, ou seja, atraem mais fortemente ...
Resposta. Denominam-se Ligações de Hidrogênio, ou seja, realizam pontes de hidrogênio com até 4 outras moléculas. A razão é que o H, quando se liga a um Átomo muito mais eletronegativo que ele ( o Oxigênio), tende a realizar ligação Dipolo-Dipolo, sendo assim essa interação torna-se muito forte, e também Covalente.