A proteção contra a corrosão do ferro pode ser feita por utilização de ferro inoxidável no lugar do ferro metálico, por pinturas protetoras, como a de zarcão ou de estanho, e por meio de metais de sacrifício, que é a técnica utilizada na galvanoplastia, em que há proteção catódica.
A eletrodeposição é um processo utilizado para realizar o recobrimento de peças através de um metal condutor ou outra substância, sendo que a obtenção do resultado, se dá, com a emigração de partículas carregadas eletricamente através de uma solução aquosa iônica, uma vez que haja o auxílio de uma corrente elétrica com ...
A galvanoplastia é uma técnica que permite dar um revestimento metálico a uma peça, colocando tal metal como polo negativo de um circuito de eletrólise. ... Em alguns casos, a proteção ocorre porque o metal do revestimento é mais nobre e, portanto, mais resistente à oxidação.
Este procedimento é realizado através de eletrólise em meio aquoso. Deste modo, a peça fica totalmente revestida pelo metal. A galvanoplastia impede o contato do metal da peça com o ar e a umidade. Além disso, as peças adquirem mais brilho e resistência.
Como é feita a galvanização eletrolítica? A técnica também conhecida como zincagem eletrolítica, tem seu início na aplicação do zinco através de uma corrente elétrica. Dessa maneira, o material é transferido do anodo para o aço carbono negativamente carregado.
O processo de zincagem consiste em formar uma camada de zinco sobre o ferro/aço a fim de proteger o material da corrosão. Existem dois tipos de processo: banho rotativo (peças pequenas) e banho parado (peças grandes ou frágeis).
Procedimento experimental:
Zincagem eletrolítica Esse processo, realizado por imersão, é feito com a aplicação de uma camada de zinco sobre a superfície da peça, de ferro ou aço, por meio da eletrólise, ou seja, a deposição do zinco sobre a peça é feita através da passagem de corrente elétrica.