No jogo de damas, a pessoa que tiver mais damas tem a vantagem. Tente formar damas com o máximo de peças possível para aumentar suas chances de ganhar. Para colocar em prática esse conselho, avance uma peça na direção da área do tabuleiro onde o adversário possuir menos peças ou onde elas estiverem mais espalhadas.
O jogo de damas é praticado em um tabuleiro de 64 casas, claras e escuras. A grande diagonal (escura) deve ficar sempre à esquerda de cada jogador. O objetivo do jogo é imobilizar ou capturar todas as peças do adversário.
Os movimentos: Quando um dos peões alcançar a última fila, torna-se dama. (Para representar uma dama, coloca-se sobre ele um dos peões que já tenham saído do jogo.) 2- A dama move-se percorrendo uma ou várias casas, em todos os sentidos, inclusivamente na diagonal.
Quando o peão chega do outro lado do tabuleiro ele é promovido e deve escolher tornar-se uma rainha ou torre ou bispo ou cavalo, sendo que normalmente ele escolhe tornar-se uma rainha, por ser a peça mais poderosa. Na teoria podemos ter até 9 rainhas da mesma cor em um jogo.
O cavalo tem um movimento especial que parece a letra L. O cavalo se movimenta 2 casas para frente ou para trás e em seguida 1 casa para a direita ou para a esquerda, ou 2 casas para a direita ou para a esquerda e em seguida 1 casa para frente ou para trás. O cavalo é a única peça do xadrez que pode pular outras peças.
A DAMA ou RAINHA Movimento: peça mais poderosa e versátil do tabuleiro, a dama pode movimentar-se como a torre e como o bispo, ou seja, anda tanto em paralelas (linhas ou colunas) quanto em diagonais, tantas casas quanto se desejar, desde que haja espaço no tabuleiro.
O Rei
Torres e bispos do rei valem mais, os da rainha menos.
O rei é a peça de xadrez mais importante. Lembre-se, o objetivo do jogo de xadrez é dar xeque-mate ao rei do adversário! No início da partida, cada lado tem um rei. O rei das Brancas está localizado em e1, enquanto o rei das Negras começa em e8.
Comecemos pelas generalidades: em posições fechadas o Cavalo é superior ao Bispo; em posições abertas, pelo contrário (posições com nenhum ou poucos peões no centro) o Bispo é esmagadoramente superior ao Cavalo; em formações assimétricas de peões, por exemplo, dois contra três peões na ala da Dama, e três contra dois ...
Xeque-mate é quando você deixa o Rei do adversário impossibilitado de se mover no tabuleiro, por qualquer direção. ... Xeque é quando você ameaça o Rei do adversário, por exemplo, se eu mover minha Rainha a frente do Rei adversário, o Rei ficará em Xeque, pois ele está no "caminho" da Rainha.