A Condropatia Patelar é caracterizada pela alteração (ou lesão) da cartilagem que cobre a região articular da patela e pode ser classificada em graus, de I a IV, dependendo do comprometimento da cartilagem. Grau 1 – amolecimento da cartilagem sem fissuras.
Condromalácia ou Condropatia Patelar é uma doença que acomete os joelhos com muita frequência. O termo condromalácia significa "amolecimento da cartilagem". Ela ocorre por um excesso de pressão entre a cartilagem da tróclea femoral e a cartilagem da patela. Já o termo condropatia se refere à cartilagem doente.
Condropatia grau 1 Também chamado de incipiente ou inicial. Refere-se ao amolecimento da camada mais externa da cartilagem .
O grau III de condropatia quer dizer que sua cartilagem da superfície que recobre a tíbia apresenta fissuras que acometem mais de 1.
Lesões condrais são lesões provocadas por degradação da cartilagem articular, em resposta a estímulos metabólicos, genéticos, vasculares e traumáticos, podendo ocorrer devido a um único episódio de excesso de carga na articulação do joelho ou através de vários episódios cíclicos e de pequena magnitude.
A gordura de Hoffa é uma camada de lipídios localizada atrás do ligamento patelar e quando inflamada provoca dores na região anterior do joelho, inchaço e, em alguns casos, dificuldades de movimento.
Então a resposta é sim, alunos com Condromalácia podem e devem praticar atividades físicas.