A Organização Mundial do Comércio (OMC) é um órgão que procura regulamentar o comércio internacional e mediar acordos comerciais, buscando favorecer o livre comércio. Atualmente, a OMC possui 164 Estados-membros, incluindo o Brasil, um dos membros fundadores da organização.
Como um diferencial da OMC, é correto citar: Resposta Selecionada: A autonomia em julgamento de casos antidumping. Resposta Correta: A autonomia em julgamento de casos antidumping.
Protecionismo é uma doutrina, uma teoria que prega um conjunto de medidas a serem tomadas no sentido de favorecer as atividades econômicas internas, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira. Tal teoria é utilizada por praticamente todos os países, em maior ou menor grau.
“Protecionismo” pode ser definido como um conjunto de ações governamentais para proteger a economia de seu país. Tais ações são feitas, na maioria das vezes, por medidas que restringem ou proíbem importações de determinados bens, visando proteger o mercado interno da concorrência externa.
Protecionismo são medidas econômicas de um Estado para aumentar as exportações e diminuir ou proibir as importações. Essa política é oposta ao livre comércio, onde as barreiras governamentais ao comércio e circulação de capitais são mantidas a um mínimo.
Trata de um conjunto de medidas tomadas com ênfase de favorecimento às atividades econômicas internas, de modo a valorizar o produto interno. Dessa maneira, há uma valorização e um protecionismo interno em relação ao estrangeiro. Reduz-se ao máximo a importação de produtos, bem como a concorrência com os estrangeiros.
O protecionismo tem suas vantagens. Além de proteger a economia nacional, essa medida cria novos postos de trabalho e incentiva a produção tecnológica das empresas.
O principal recurso que o governo de um país utiliza para proteger as indústrias nacionais da concorrência externa é o Protecionismo Alfandegário. De maneira geral, protecionismo é um mecanismo do qual um governo se utiliza e que tem como objetivo favorecer as atividades econômicas internas.
O protecionismo agrícola se caracteriza pela proteção que o governo estabelece para certos setores da agricultura. Normalmente é feito através de subsídios, facilidades de crédito ao agricultor e redução de impostos.