Índice
Os Sistemas de Jogo utilizados nas táticas que atuam no Voleibol, também são conhecidos como Sistemas de Ataque, pois levam em consideração a forma com a qual distribuem-se e dividem-se o número de atacantes e o número de levantadores, entre os seis jogadores em quadra.
Os sistemas defensivos mais utilizados são os sistemas com bloqueio simples e os sistemas com bloqueio duplo. A seguir veremos a primeira forma.
Os sistemas de jogo se configuram através da disposição dos atletas em quadra de modo que suas ações e manobras neutralizem o ataque adversário e iluda a defesa adversária (APOLO, 2004).
Quais os principais sistemas táticos?
No futsal podemos observar três sistemas defensivos que dominam uma partida: a Marcação por zona, Individual e Mista.
O 1–1–2–1 é o sistema tático básico do futebol. Um goleiro, um fixo, dois alas e pivô. ... O esquema tático básico do futsal e que as equipes normalmente se organizam para iniciar as partidas é 1–1–2–1. Formado por um goleiro — que prioritariamente deve defender os chutes do adversário e por isso pode utilizar as mão.
Como escolher um sistema tático? A escolha do sistema de jogo para uma equipe de Futsal deve ocorrer a partir da características dos jogadores que formam a equipe. Se você é um treinador de Futsal, não tente impor a sua equipe um esquema tático sem levar em consideração as características dos seus jogadores.
O Sistema tático do Futsal 2×2, também conhecido como “Quadrado”, basicamente divide os quatro jogadores de linha de uma equipe nas duas principais áreas de responsabilidade: defesa e ataque. É um sistema simples que pode ajudar a desenvolver boas duplas de defensores e de atacantes.
No voleibol atual, a maior parte das equipes consideradas de alto rendimento utilizam o sistema de jogo 5 x 1. As equipes que a utilizam geralmente apresentam uma estrutura em que os atletas são classificados como: um levantador, um atacante oposto, dois atacantes de ponta e dois atacantes centrais.
O sistema de ataque mais utilizado é, normalmente o 3:3, principalmente para iniciantes, devido a sua melhor assimilação pelas crianças e jogadores menos experientes. No sistema 3:3 se joga com três armadores, dois extremas e um pivô. Já no 4:2, joga-se com dois armadores, dois extremas e dois pivôs.
Os jogadores devem realizar um ataque sustentado, assumindo suas posições e armando a jogada de forma organizada. A infiltração, jogada em que um jogador entra na defesa adversária driblando a bola em direção à cesta, é uma das ações características do ataque, assim como o corta-luz e a finta.
Uma partida é constituída de 5 sets; Não existe tempo pré-determinado para cada set; Cada set tem um máximo de 25 pontos com uma diferença mínima de 2 pontos; Em caso de empate no set no final (24 x 24), a partida continua até que a diferença de dois pontos seja atingida (26 x 24, 27 x 25, etc.);
Para isso, ele procurou mesclar elementos do tênis com algumas coisinhas do basquete, resultando no voleibol. As primeiras regras foram apresentadas em 1897 e permitiam que esse esporte fosse praticado em locais abertos, como parques e praias, e em locais fechados, como quadras e ginásios.
Para se jogar voleibol são necessários 12 jogadores/as (1) divididos igualmente em duas equipes de seis jogadores cada(2). ... O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversário(7) sendo permitidos dar três toques na bola antes que ela passe, sempre alternando os jogadores que dão os toques.
No início, o voleibol não tinha rotação entre jogadores, nem algumas posições ou regras que existem atualmente. Entretanto, Morgan talvez ainda reconheceria o voleibol atual porque ele é o único dos esportes com rede em que a bola deve estar em fluxo, no ar. Nessa primeira versão, o voleibol se chamava Minonette.
CARACTERÍSTICAS DO JOGO: O voleibol é um esporte coletivo jogado por duas equipes em uma quadra dividida por uma rede, onde cada equipe permanece em sua parte da quadra e faz com que a bola atravesse por cima da rede. A quadra deverá medir 18m de comprimento e 9m de largura.
* O voleibol é um esporte praticado por duas equipes em uma quadra dividida por uma rede. * A finalidade do jogo é enviar a bola acima da rede, com o intuito de fazê-la cair na superfície da área da equipe adversária, assim como evitar que a outra equipe o faça.
Por sugestão do pastor Lawrence Rinder, Morgan idealizou um jogo menos fatigante para os associados mais velhos da ACM e colocou uma rede semelhante à de tênis, a uma altura de 1,98 metros, sobre a qual uma câmara de bola de basquete era batida, surgindo assim o jogo de vôlei.
Em poucas palavras, badminton é um esporte jogado individualmente ou em duplas, em uma quadra dividida por uma rede no meio. Muito parecido com o tênis, é jogado com raquetes e, ao invés da bolinha amarela, o objeto a ser rebatido é uma peteca.
EQUIPAMENTOS
Os equipamentos básicos utilizados no badminton são as petecas, as hastes , as coras, cotoveleiras, tornozeleiras e joelheiras: sapatos e óculos próprios para a prática do esporte. O Badminton é um desporto individual ou de pares, que se assemelha um pouco ao vôlei de praia.