Claudicação (do latim claudicare, mancar) é um termo médico usado geralmente para se referir ao comprometimento da capacidade de caminhar (marcha), seja por dor, desconforto, dormência ou cansaço nas pernas que piora progressivamente durante uma caminhada e é aliviado pelo repouso.
Significado de claudicar Coxear, mancar, andar com dificuldades e puxando de uma perna: o avó caudicava de uma perna.
Os distúrbios da marcha abrangem inúmeras questões, incluindo a desaceleração da velocidade de marcha e perda de suavidade, simetria ou sincronia de movimento corporal. Para o idoso, caminhar, levantar-se da cadeira, girar e inclinar-se é necessário para a mobilidade independente.
São pessoas cujo andar indica raiva, frustração e persistência. Porém, em alguns casos, caminhar “carimbando” talvez signifique que seu corpo está tentando enviar um sinal para o seu cérebro. Isso pode ocorrer devido ao posicionamento dos membros, geralmente resultado da perda de sensação nos mesmos.
Para obtermos o fortalecimento muscular e consequentemente desenvolver um melhor condicionamento físico é preciso praticar de duas a três vezes por semana exercícios que trabalhem todos os grandes grupos musculares (quadril, costas, peito, abdômen, braços, etc.) e atividades aeróbicas de intensidade moderada.
4 aquecimentos para correr melhor e evitar lesões
Garra. Deite-se do lado esquerdo e coloque o antebraço esquerdo no chão, apoiando sua cabeça na mão. Dobre os joelhos e coloque a perna direita em cima da perna esquerda, com o quadril esquerdo apoiado no chão. Gire o joelho direito em direção ao teto, mantendo os pés juntos.