O fim do AI-5 Em 13 de outubro de 1978, no governo Ernesto Geisel, foi promulgada a emenda constitucional nº 11, cujo artigo 3º revogava todos os atos institucionais e complementares que fossem contrários à Constituição Federal.
Seriam da linha-dura os membros do PCUS e da nomenklatura que defendiam posições pragmáticas, justificando sanções e medidas repressivas como forma de defender o regime, às vezes aproximando-se do stalinismo. Em oposição aos linha-dura, estariam os moderados ou reformistas.
O Estado Novo terminou com uma deposição de Getúlio Vargas pelos militares em 1945, advinda do crescente oposição durante a Segunda Guerra Mundial, que se intensificara a partir de 1942, ... Desde a coluna prestes os comunistas tentavam ascender ao poder, o que continuou durante a Era Vargas, mas eles foram perseguidos.
O Estado Novo foi a fase ditatorial da Era Vargas. Teve início em novembro de 1937, quando o presidente outorgou uma nova Constituição e decretou o fechamento do Congresso, e foi finalizado quando Vargas recebeu um ultimato dos militares e foi obrigado a renunciar à presidência, em outubro de 1945.
O decreto do estado de guerra possibilitou a Getúlio Vargas fechar o Congresso Nacional e instituir uma nova Constituição baseada na carta constitucional fascista da Polônia que, por isso ficou conhecida como “polaca”, assim, consumando o Golpe de 10 de novembro de 1937.
A fase constitucional do governo de Getúlio Vargas ficou marcada pela radicalização da política nacional e pelas tentativas presidenciais de centralização do poder. O governo constitucional foi a fase do período em que Getúlio Vargas esteve na presidência que abrangeu os anos entre 1934 e 1937.
Verificado por especialistas. Os principais acontecimentos que marcaram o Governo Vargas em 1930, 1934 e 1937, respectivamente, são a instituição do Governo provisório , do Governo constitucional e do Estado Novo. ... No dia seguinte à promulgação da nova Constituição, Getúlio foi eleito presidente constitucional do país.