Geralmente, a sinopse é escrita pelo próprio autor da obra, diferentemente do resumo, que pode ser feito pelos leitores ou espectadores. A estrutura de uma sinopse consiste em título, autoria e tipo textual.
Veja a seguir dicas sobre os principais aspectos que devem ser observados para a elaboração do texto.
Resposta: O que é Sinopse: Sinopse é uma espécie de resumo, uma síntese de uma obra literária, científica e etc. A sinopse é também chamada de sumário, pois é também uma versão mais curta de um texto original, não necessariamente um resumo.
A NBR 6028/2003 postula que o resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico, os quais são determinados por características específicas, vistas a partir de agora.
Tipo textual é a forma como um texto se apresenta. ... As tipologias mais usadas são: narração, descrição, dissertação (ou exposição), argumentação, informação e injunção.
O ideal é que tenha entre duas e três páginas (quinze minutos de leitura). Embora uma sinopse de uma página fosse dar menos trabalho para o leitor, muitos detalhes importantes (comerciais) ficariam de fora.
Para escrever uma boa sinopse você deve incluir:
A sinopse é o ponto de partida para despertar o interesse do leitor por um livro. É nesse pequeno texto que as informações importantes da história são apresentadas e como a ação se desenvolverá ao longo da trama. ... Além disso, o leitor quer um breve resumo, para saber se terá interesse de ler o livro ou não.
Isso deve estar bem claro na sinopse, que é uma parte ou um resumo da história. Essa sinopse, no geral fica na orelha do livro ou na contra capa. A sinopse deve contar um pouco do que o leitor irá ver no livro, mas não deve ter muitas revelações, pois senão não tem porque o leitor querer comprar o livro.