Tudo começa quando Sócrates foi ao templo consultar a Sacerdotisa, e seu amigo Querofonte fez a tradução da inscrição que se apresentava na entrada do templo “Nosce te ipsum”- “Conheça-te a ti mesmo.” A sacerdotisa afirma para Sócrates, que ele é o homem mais sábio de toda a Grécia.
Sócrates teria tomado a inscrição da entrada do templo de Delfos como inspiração para construir sua filosofia: Conhece-te a ti mesmo. ... Ou seja, o que Sócrates pregava era que nós devemos nos ocupar menos com as coisas (riqueza, fama, poder) e passarmos a nos ocupar com nós mesmos.
O autoconhecimento é um dos pontos fundamentais da filosofia socrática. Assim, com a mensagem do Oráculo de Delfos “Conhece-te a ti mesmo”, Sócrates encontra sua verdadeira missão: despertar o conhecimento nas pessoas, por meio da Maiêutica.
Sócrates combateu os sofistas, julgou com severidade o uso que faziam da arte da palavra, que segundo ele não visava estabelecer o verdadeiro mas produzir a aparência. Sócrates defendia energicamente a necessidade e a possibilidade de conhecer a verdade.
Protágoras de Abdera