Princípio Alara e proteção radiológica Isso se aplica quando pacientes que realizam exames como radiografia e tomografia computadorizada são expostos a baixas doses de radiação e pelo menor tempo possível, sem que isso prejudique a aquisição da imagem e, consequentemente, o diagnóstico médico.
Otimização da proteção radiológica,que visa preservar a segurança e a saúde dos indivíduos expostos a radiação ionizante em hospitais e outros locais em que se utilizam equipamentos de radiação, incluindo pacientes, profissionais e o público em geral. ...
Entre as preocupações que devem ser respeitadas para garantir a segurança da atividade radiológica estão minimizar o tempo de exposição e assegurar que a distância e a blindagem entre o material radioativo e a pessoa estão corretas. ...
É um procedimento importantíssimo para evitar o risco de acidentes, já que é possível que os equipamentos sofram uma descalibragem ao longo do tempo. É também essencial para que caso alguma manutenção seja necessária ela possa ser feita logo.
Central nuclear ou usina nuclear é uma instalação industrial empregada para produzir eletricidade a partir de energia nuclear. ... No processo de fissão nuclear, estabelece-se uma reação em cadeia que é sustentada e moderada mediante o uso de elementos auxiliares, dependendo do tipo de tecnologia empregada.
A Usina Nuclear é uma instalação industrial que tem por finalidade produzir energia elétrica a partir de reações nucleares. As reações nucleares de elementos radioativos produzem uma grande quantidade de energia térmica. ... O elemento mais utilizado para a produção dessa energia é o urânio.
Contaminação pelos rejeitos da produção de energia nuclear: Um dos principais impactos causados por esse tipo de produção é a contaminação pelos rejeitos radioativos, que permanecem nocivos ao meio ambiente por milhares de anos.
O princípio básico de funcionamento da usina de Chernobyl era similar ao das demais usinas nucleares: o reator, local onde são armazenados os combustíveis físseis, faz com que a energia emitida pela fissão de elementos instáveis, como urânio ou plutônio, aqueça e evapore água pura a cerca de 270 ºC.