As células NK (natural killer) são células de defesa do sistema imune e apresentam a função de reconhecer células infectadas por vírus e/ou células com alterações que podem evoluir para câncer, destruindo-as.
As células exterminadoras naturais ou células NK (do inglês Natural Killer Cell) são um tipo de linfócitos citotóxicos necessários para o funcionamento do sistema imunitário inato. Têm um papel importante no combate a infecções virais e células tumorais.
A prova cruzada (Cross Match) é o exame realizado para detectar a presença de anticorpos pré-formados específicos contra antígenos do doador. Pode-se dizer que é uma simulação do transplante. O método de linfotoxidade consiste em incubar, em placas, o soro do paciente com células do possível doador.
Se, por exemplo, o paciente tem tipagem A e o doador tem tipagem B, depois da pega da medula o paciente vai aos poucos trocar a tipagem dos seus glóbulos vermelhos para produzir sangue de tipagem B. A compatibilidade necessária nos transplantes de medula chama-se HLA (Human Leukocyte Antigen).
A prova cruzada pode ser realizada através de uma técnica rápida em lâmina de microscopia ou através de uma técnica mais demorada em tubos de ensaio. 1) Colher 0,5 a 1mL de sangue do doador em dois frascos (um com EDTA e outro sem anticoagulantes), identificar os tubos.