Sem boas condições de alimentação, a população ficou mais sujeita às doenças. O crescimento demográfico afirmou-se ao longo da Baixa Idade Média até um ponto em que a produção do sistema feudal não foi mais capaz de alimentar a população que ficou fragilizada.
Surgimento do Feudalismo Pode-se afirmar que era o sistema típico da era medieval e que com ela se iniciou, a partir da queda do Império Romano do Ocidente (473) e com ela se encerrou, no final da Idade Média, quando houve a queda do Império Romano do Oriente (1543).
Resposta. Por essa razão, o uso de moedas tornou-se essencial, substituindo o escambo ou troca de mercadorias. Isso possibilitou o aparecimento das primeiras casas bancárias, responsáveis pelas operações de câmbio e empréstimos a juros.
O caráter auto-sustentável dos feudos perdeu espaço para uma economia mais integrada às trocas comerciais. Ao mesmo tempo, a ampliação do consumo de gêneros manufaturados e especiarias, e a crise agrícola dos feudos trouxeram o fim do equilíbrio no acordo estabelecido entre servos e senhores feudais.
História Geral. O crescimento demográfico, observado na Europa a partir do século X, modificou o modelo autossuficiente dos feudos. ... No século XIV, a peste negra se espalhou entre as populações causando uma grande onda de mortes que ceifou, aproximadamente, um terço da Europa.
A Peste Negra acelerou o processo de desagregação do feudalismo, pois tornou escassa a mão-de-obra e dizimou parte da aristocracia, concentrando o poder e a propriedade da terra.
Resposta. o Feudo era produzido e consumido por muitos habitantes. Com o aumento da produtividade, as pessoas tiveram a ideia de começar a vender seus produtos ( O que na época foi prejudicial pois antes os produtos eram consumidos por trocas não vendas).
Durante o Feudalismo houve avanços tecnológicos, mudanças territoriais significativas na Europa e o Grande Cisma, dentre outras mudanças.
Outro fator de grande importância nesse século foi o surgimento e expansão da burguesia e a exigência pelo livre comércio de mercadorias, dando entrada assim ao desenvolvimento de novas cidades e a mudança de paradigma trazendo uma nova perspectiva no que diz respeito à sobrevivência e modo de aquisição de alimentos, ...
A partir do século XI, na Europa feudal foram introduzidas importantes inovações técnicas na agricultura, tais como: A) O uso do arado de ferro(a charrua) em lugar do arado de madeira. B) A introdução do sistema de cultura em três campos(rotação trienal). C) Um novo modo de atrelar o cavalo usado para puxar o arado.
A Alta Idade Média (do século V ao XI) se inicia com o fim do Império Romano e o início do feudalismo. Enquanto a Baixa Idade Média (do século XI ao XV) compreende o enfraquecimento do sistema feudal e a transição para o sistema capitalista.
Qual o papel das cidades na transição da Idade Média para a Idade Moderna? reorganização do povo em cidades ajudou a quebrar o sistema feudal, pois os senhores feudais perderam o poder.
Pode-se apontar que as inovações agrícolas surgidas na baixa idade média foram a criação de modernos arados para preparar a terra, as charruas, que passaram a ser de ferro em vez de madeira, como era feito antigamente.
Como importantes inovações que surgiram no início da Baixa Idade Media, podemos citar por exemplo, o sistema de descanso que era realizado entre os campos de cultivo, ou ainda, o denominado sistema de rotatividade, onde a terra poderia passar por um momento de descanso e assim, não passar pelo processo de erosão, ...