O fenômeno iconicidade, segundo Jeremias (2018, p. 39), tem sido tradicionalmente apresentado como “um tipo de convencionalização entre os sinais e os significados que eles representam”. O emprego do termo tradicionalmente remete à arbitrariedade do signo linguístico, na perspectiva do pensamento saussuriano.
Significado de Icônico adjetivo Relativo ao que se distingue ou simboliza uma época, uma cultura, uma área do conhecimento: discurso icônico. Que se refere a ícone, ao tipo de representação religiosa, artística ou com assuntos religiosos.
Um signo icônico é autônomo, remetendo, por suas características estéticas, a algo real ou imaginado, como, por exemplo, um conceito ou uma ideia. No caso da imagem fotográfica, esse caráter icônico, segundo Dubois, seria o começo da morte do seu caráter indicial.
Segundo a definição do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, é um «signo que apresenta uma relação de semelhança ou analogia com o objecto que representa (como uma fotografia, uma estátua ou um desenho figurativo)».
O texto icônico pode constar de elementos linguísticos ou não, sendo representado por textos verbais ou por signos que mantenham seu significado. ... Mas, não se engane, o ícone é também objeto de estudo da semiótica, esfera do conhecimento que revela as formas como o indivíduo dá significado a tudo que o cerca.
Signo, segundo Peirce, é uma coisa que representa uma outra coisa: seu objeto e que produz um efeito interpretativo. "Ele só pode funcionar como signo se carregar esse poder de representar, substituir uma outra coisa diferente dele.
Objeto - entidade que é portador da mensagem ou do fragmento dela. Cada signo é uma unidade dicotómica, composta pelo significante (em latim signans), quer dizer alguma forma física, e pelo significado (signatum), quer dizer referente exterior.
Abrangendo as linguagens verbais e não verbais, a semiótica evidencia a parte psicológica compreendida em diversas situações do nosso dia a dia, especialmente pelo conhecimento empírico que temos. De maneira geral, essa técnica busca entender o que cada objeto significa materialmente e emocionalmente em nossas vidas.
A análise das imagens é um comentário exegético que por conse- guinte constitui-se em urna hipótese a qual responde as questões colo- cadas relativas a um texto ou a um documento ( Ortigues.
Verificado por especialistas Podemos entender e fazer uma análise de imagens seguindo alguns passos simples, a começar com a observação da imagem, em que você precisa prestar atenção em todos os detalhes que ela possui, observar formas, pessoas, objetos ou paisagens.