A Teoria da Burocracia desenvolveu-se em função de: ... A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.
Com relação às características da burocracia segundo Max Weber: ... Toda organização burocrática se baseia na hierarquia, na divisão do trabalho, na separação entre pessoa, cargo e funções exercidas de modo continuado e com base em documentos escritos.
Características da teoria da burocracia A burocracia é uma organização composta por uma série de normas e regulamentos, os quais se estabelecem por escrito. Ela se baseia em uma legislação própria na qual se define e pauta qual será o funcionamento e como será sistematizada a administração e organização burocráticas.
A Teoria da Burocracia surgiu a partir da necessidade de estabelecer ordem e mais rigor dentro das empresas. Por volta de 1947, com o crescimento do capitalismo e a grande preocupação com as práticas que eram adotadas na era da Revolução Industrial, a Teoria da Burocracia se tornou popular.
O alemão Max Weber foi um dos mais renomados pensadores sociais, fundador e expoente da teoria sociológica clássica. Ele elaborou um conceito de burocracia baseado em elementos jurídicos do século 19, concebidos por teóricos do direito.
Estabeleceu os princípios da boa administração, sendo dele a clássica visão das funções do administrador: organizar, planejar, coordenar, comandar e controlar. A Teoria Burocrática de Max Weber identifica certas características da organização formal voltada exclusivamente para a racionalidade e para a eficiência.