A Grande Muralha da China, é um edifício construído no norte da China no século 5. O muro foi destinado a proteger as fronteiras do Império do Norte da China, especialmente os ataques da Mongólia e da Manchúria. O muro começa na fronteira com a Coréia, muito perto do rio Yalu e se estende até o deserto de Gobi.
A Grande Muralha nunca foi medida com técnicas de medição modernas. Este edifício levou mais de 2000 anos para ser concluído, na verdade as obras de sua construção começaram sob Qin Shihuang (259-210 aC). Então o projeto continuou na dinastia Ming (1368-1644). Diz-se que a parede é a única estrutura construída pelo homem, que pode ser vista do espaço, e embora não se saiba com certeza seu comprimento exato, estima-se que ela mede 8.851,8 quilômetros, na verdade, 2.000 a mais que antes que fosse calculado , de acordo com uma investigação das administrações estaduais de Arqueologia, Topografia e Cartografia da China, realizada em 2007.
O edifício, declarado Patrimônio da Humanidade desde 1987, entrou recentemente na lista das sete novas maravilhas do mundo. Atualmente, o edifício está em obras de restauração em várias de suas seções.