O ser humano ao nascer tem apenas 20 dentes , chamados de dentição temporária ou comumente “dentes de leite”. A principal função da prótese temporária é preparar o espaço para a prótese permanente, bem como preparar a comida para a digestão. A prótese temporária se move naturalmente, normalmente o dente é retirado das articulações uma vez que a prótese permanente se abre para posicionar-se na boca.
Os dentes permanentes do ser humano são divididos em quatro grupos: os caninos (4 peças), os molares (12 peças), os pré-molares (8 peças) e os incisivos (8 peças), perfazendo um total de 32 peças. Cada um dos grupos de dentes tem uma função específica, os incisivos, por exemplo, são os encarregados de cortar a comida, os caninos ou comumente chamados de “presas” são responsáveis por rasgar a comida, os pré-molares moem a comida e finalmente os molares ou ” molares “que cumprem uma função semelhante a pré-molares, mas são pedaços de tamanhos maiores, neste grupo estão incluídos os dentes do siso ou” cordales “.
Embora seja estimado que o ser humano deva ter 32 dentes, em alguns casos é menor, os dentes do siso não aparecem em alguns adultos e em alguns casos aparecem apenas 2 ou 3.